Hospitais de SP, RJ e MG têm profissionais de saúde infectados com coronavírus

Por Claudio Yuge | 18 de Março de 2020 às 19h45
Prefeitura do Rio

Três hospitais, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais apresentaram profissionais de saúde com teste positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Na capital paulista, as infecções aconteceram na rede Sancta Maggiore, da operadora Prevent Senior. De acordo com a direção, pelo menos 15 colaboradores tiveram casos confirmados ou suspeitos e uma mulher de 33 anos, que sofre de asma, está em estado grave.

A Prevent Senior, que tem como foco os pacientes mais velhos, já diagnosticou 24 pessoas com a COVID-19 e realizou mais de 300 testes de suspeita. Uma unidade da empresa, na região da Avenida Paulista, foi destacada somente para atender quem apresentou teste positivo. O Sancta Maggiore do Paraíso, na zona sul de São Paulo, já havia registrado a primeira morte pela doença no Brasil.

No Rio de Janeiro, dois médicos do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que faz parte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, apresentaram a COVID-19. Um deles, do setor de nefrologia, está internado em estado grave, enquanto o outro está com o quadro estável, em isolamento domiciliar. Por enquanto, não há confirmação de pacientes ou doentes internados com o patógeno na unidade.

Já em Belo Horizonte, um ortopedista de 72 anos foi internado em estado grave no hospital em que ele trabalha, o Lifecenter, após retornar de uma viagem em cruzeiro para Miami. Seu filho de 34 anos, que é infectologista, também contraiu a COVID-19 e apresenta um quadro igualmente preocupante. O caso desse segundo deixou a Sociedade Brasileira de Ortopedia em alerta porque ele participou recentemente de uma das comissões de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, em uma avaliação com várias pessoas, entre candidatos, examinadores e observadores.

Fonte: Estado de Minas, UOL  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.