Pesquisadores criam dispositivo que pode ser ingerido e te examinar por dentro

Por| 17 de Agosto de 2020 às 18h30

Edward Jenner / Pexels

A ciência e a tecnologia caminham juntas mais do que nunca, e prova disso está num estudo recente publicado pela revista científica RSC Advance. As colonoscopias são cruciais para investigar a saúde colorretal, mas os médicos só possuem acesso até determinados lugares. Foi pensando nisso que pesquisadores da Purdue University desenvolveram um minúsculo dispositivo que permite muito mais acesso aos nossos órgãos.

O dispositivo, conforme descrito na pesquisa, é capaz de remover bactérias de qualquer ponto problemático que encontrar ao ser ingerido. Ele age dissolvendo-se assim que atinge certo nível de acidez de uma parte predeterminada do trato gastrointestinal, revelando um material absorvente semelhante ao utilizado em uma fralda, que limpa as amostras bacterianas antes de continuar. Isso é uma melhoria em relação às colonoscopias tradicionais.

“Se uma colonoscopia detecta sangue, ela não pode coletar amostras dessa área para investigar mais. Você poderia apenas amostrar bactérias da matéria fecal de uma pessoa, mas as bactérias podem variar muito em todo o trato gastrointestinal. Nossa abordagem pode ser complementar”, explica o engenheiro da Purdue, Rahim Rahimi, durante um comunicado à imprensa.

Com essa invenção, um médico pode detectar um problema potencial de saúde ao realizar um exame de rotina, tirar algumas imagens e, em seguida, usar este novo dispositivo para verificar o que está acontecendo em um nível que não é alcançado pelos métodos convencionais atuais. Vale dizer que o pequeno aparato ainda está em fase de pesquisa e divulgação científica.

Fonte: RSC via Futurism