Publicidade

Homem paralisado move braço robótico usando apenas o pensamento

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

Um homem paralisado conseguiu controlar um braço robótico usando apenas o pensamento, por meio de um dispositivo que transmite sinais diretamente do cérebro para um computador. A pesquisa detalhando essa façanha foi publicada na revista científica Cell na última quinta-feira (6).

O mecanismo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco e possibilitou ao homem agarrar, mover e soltar objetos apenas imaginando essas ações.   

O dispositivo, conhecido como interface cérebro-computador (BCI), funcionou por sete meses sem precisar ser ajustado, o que representa um recorde. Até então, tais dispositivos só funcionaram por um ou dois dias. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O neurologista Karunesh Ganguly, autor do estudo, estudou como os padrões de atividade cerebral em animais representam movimentos específicos e viu que essas representações mudavam diariamente, conforme o animal aprendia. Isso o levou a suspeitar de que o mesmo fosse válido para os humanos.

A partir de então, Ganguly criou um modelo de Inteligência Artificial capaz de entender esse aprendizado, o que permitiu o funcionamento prolongado do dispositivo, algo inédito até então. 

Agora, o neurologista está refinando os modelos de IA para fazer o braço robótico se mover de maneira mais rápida e suave. Depois, o objetivo é testar o BCI em um ambiente doméstico, para que pessoas com paralisia possam se alimentar ou beber água com maior autonomia.

Leia também:

VÍDEO: Como um celular EXPLODE?

Fonte: Cell  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*