Publicidade

Homem com paralisia volta a andar graças a implante elétrico

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Fevereiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

halfpoint/envato
halfpoint/envato

A tecnologia já foi responsável por grandes feitos, como devolver a visão de um paciente, por exemplo. Em um estudo publicado na revista científica Nature Medicine, pesquisadores suíços descreveram um implante elétrico que conseguiu fazer um homem com paralisia voltar a andar.

O paciente, chamado Michel Roccati, teve a medula espinhal completamente cortada após um acidente de moto. O implante elétrico cirurgicamente ligado à sua coluna o consagrou como a primeira pessoa do mundo a voltar a andar, mesmo tendo a medula espinhal nessas condições.

Na prática, o implante envia sinais diretamente para as pernas, permitindo andar, mas apenas enquanto a tecnologia permanece ativada. Com isso, os próprios pesquisadores reconhecem que o implante não deve ser considerado como uma cura para lesões na coluna, principalmente levando em conta algumas ressalvas como a dificuldade para se usar a tecnologia em questão na vida cotidiana, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o implante já conseguiu proporcionar a nove pacientes a experiência de voltar a andar. No entanto, a tecnologia ainda não é prática o suficiente para ajudar no cotidiano, e os participantes do estudo utlizaram-na apenas em situações pontuais, relacionadas com fisioterapia para fortalecer os músculos das pernas (como caminhar e andar de bicicleta, por exemplo), algo que os pesquisadores consideram de suma importância.

Fonte:  Nature Medicine