Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hackaton buscando soluções para a pandemia de COVID-19 é lançado pela NASA

Por| 03 de Maio de 2020 às 19h00

Link copiado!

Space Apps COVID-19 Challenge
Space Apps COVID-19 Challenge
Tudo sobre NASA

Em parceria com a ESA (a agência espacial europeia) e com a JAXA (a agência espacial japonesa), a NASA (agência espacial dos Estados Unidos) está lançando uma versão especial (e virtual) do hackaton Space Apps, que acontecerá entre os dias 30 e 31 de maio para buscar soluções contra problemas relacionados à pandemia da COVID-19.

Empreendedores, programadores, cientistas, designers, historiadores, construtores, artistas e profissionais dos mais variados setores são convocados para que equipes virtuais sejam criadas a fim de que, em 48 horas, encontrem soluções para que a disseminação do novo coronavírus tenha impacto minimizado na Terra, além de avaliar como o planeta está enfrentando essa ameaça sob o ponto de vista econômico e humanitário.

"Há uma tremenda necessidade de nossa criatividade coletiva no momento, e não consigo imaginar um tema mais digno do que a COVID-19 para direcionar a energia e o entusiasmo de todo o mundo com o Space Apps, que sempre gera soluções surpreendentes", disse Thomas Zurbuchen, membro da Diretoria de Missões Científicas da NASA.

Continua após a publicidade

O Space Apps é um hackathon internacional organizado pela NASA, e ocorre em diversos locais ao redor do mundo desde 2012. Nestes eventos, as equipes se envolvem com os dados gratuitos e abertos da agência espacial estadunidense para resolver problemas tanto da Terra, quanto do espaço. Na edição de 2019, foram registrados mais de 29.000 participantes em 225 eventos, que aconteceram em 71 países (incluindo o Brasil), desenvolvendo mais de 2.000 soluções ao longo de um fim de semana.

Além desta edição especial de maio, chamada Space Apps COVID-19 Challenge, o próximo hackaton Space Apps deve ocorrer entre os dias 2 e 4 de outubro — mas ainda não está definido se será presencial (em um cidade ainda a ser definida) ou virtual, por conta das medidas de distanciamento social atualmente impostas para conter a disseminação do novo coronavírus.

As inscrições serão abertas na metade do mês de maio e devem ser feitas no site do hackaton. Mais informações podem ser conferidas no Twitter do Space Apps.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA