Publicidade

Há cura para a ressaca? Veja o que diz a ciência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Janeiro de 2022 às 15h57

Link copiado!

aetb/Envato
aetb/Envato

Um estudo publicado na revista científica Addiction analisou diferentes substâncias que costumam ser utilizadas ​​para aliviar a ressaca. O grupo de pesquisadores concluiu, depois de revisar 21 artigos, que não há evidências reais de que algum desses métodos realmente funcione.

Em contrapartida, a revisão ressalta que cravo, ginseng vermelho e suco de pera podem reduzir o desconforto durante a ressaca. Já o ácido tolfenâmico (um analgésico anti-inflamatório), o piritinol (vitamina B6) e o aminoácido L-cisteína trouxeram alguns benefícios.

O grupo percebe, ainda, que esses estudos revisados foram feitos apenas com um pequeno número de participantes, e como nenhuma dessas supostas "curas para ressaca" foi abordada em mais de um estudo, não dá para fazer uma metanálise (técnica que envolve análises estatísticas para comparar resultados obtidos em diferentes pesquisas).

Continua após a publicidade

A revisão também alerta que os estudos analisados não apontaram o tipo de bebida alcoólica usada, se foi ou não ingerida com o estômago vazio ou quanto tempo se passou antes que a substância usada para aliviar a ressaca fosse administrada. Outro problema levantado é que, de 386 participantes (uma somatória de todos os estudos), apenas 38,6% eram mulheres.

A conclusão da ciência é que não há uma cura para a ressaca. As substâncias podem até ajudar a aliviar o desconforto, mas não há nada cientificamente comprovado. “As evidências sobre esses remédios para ressaca são de qualidade muito baixa e é necessário fornecer uma avaliação mais rigorosa", afirma o estudo.

Fonte: Addiction