Gravação feita há 34 anos mostra espécie de pato falando um xingamento; ouça!
Por Natalie Rosa • Editado por Luciana Zaramela |
Uma gravação feita em 1987 de um pato da espécie pato-de-papada, na Reserva Natural de Tidbindilla, na Austrália, mostra que o animal tinha uma característica peculiar. Enquanto crescia, o pato, batizado de Ripper, adquiriu a capacidade de falar um xingamento bastante comum do outro lado do nosso oceano.
- 7 animais que têm superpoderes dignos de heróis dos quadrinhos
- Comédia, bicho! Estas são as fotos de animais mais hilárias de 2021
- Os 10 animais com a maior expectativa de vida do mundo
Na gravação, é possível ouvir ele vocalizando a frase "you bloody fool", que significa chamar alguém de "tolo" ou "idiota". O registro, que já completa 34 anos, é a primeira evidência de que a espécie de pato é capaz de imitar sons, assim como papagaios. O arquivo foi redescoberto e analisado recentemente por Carel ten Cate, professor da Universidade de Leiden, na Holanda.
O pesquisador conta que estava estudando sobre o aprendizado vocal em pássaros, até que se deparou com a gravação de um pato-de-papada capaz de imitar os sons que ouvia. Cate disse que o material havia passado despercebido por pesquisadores da área de aprendizagem vocal até agora.
Ouça o pato dizendo o que pode ser o xingamento "you bloody fool":
Além do palavrão, a análise descobriu que o pato também conseguia imitar o som de uma porta batendo, o que você pode ouvir abaixo:
O dom de conseguir imitar sons é bastante raro em animais, sendo mais comum em pássaros, como o papagaio e a cacatua. Cate diz que papagaios, pássaros canoros e beija-flores conseguem reproduzir sons específicos porque o aprendizado vocal teve origem nas espécies ancestrais desses grupos. A descoberta, então, passa a ser um mistério para a ciência, que agora deve investigar se realmente os patos-de-papada têm esse dom.
Fonte: BBC, IFL Science