Publicidade

Governo passa a exigir "passaporte da vacina" para quem vier ao Brasil

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Sonyachny/Envato Elements
Sonyachny/Envato Elements

Depois de muita hesitação, o Governo Federal anunciou na segunda-feira (20) que vai passar a exigir o comprovante de vacinação (também conhecido como "passaporte da vacina") para viajantes de outros países que quiserem entrar no Brasil. Antes, apenas o teste negativo para covid-19 era exigido.

O comprovante de vacinação é válido apenas com imunizantes autorizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e a última dose precisa ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes da viagem.

O Governo de São Paulo já tinha solicitado ao Ministério da Saúde que exigisse o comprovante de vacinação para os viajantes, considerando que o estado concentra três dos aeroportos mais movimentados do país (Cumbica, Viracopos e Congonhas).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A exigência do comprovante tem algumas exceções, como pessoas que têm alguma condição de saúde em que a vacinação é contraindicada, ou que pertencem a uma faixa etária que ainda não está sendo vacinada em seu país. Já os estrangeiros que moram no Brasil devem apenas fazer quarentena de 14 dias na cidade de destino.

Já no que diz respeito a teste negativo para a covid-19, o Governo aceita duas alternativas: exame de antígeno realizado nas últimas 24 horas ou um PCR feito nas últimas 72 horas.

Por causa da Ômicron, há algumas restrições para a vinda de voos com origem ou passagem nos últimos 14 dias pela África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, países com maior índice de casos da variante.

Fonte: Agência Brasil