Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa instala barreiras para exigir comprovante de vacinação em fronteiras

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Dezembro de 2021 às 18h04

Link copiado!

lucigerma/envato
lucigerma/envato

Nesta quarta (15), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal começaram uma operação para exigir comprovante de vacinação em fronteiras com a Argentina e o Paraguai. A ideia é instalar barreiras para controlar o fluxo nas pontes que interligam os países.

“Conforme decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, viajantes brasileiros ou estrangeiros que residem no Brasil e que deixem o território nacional a partir desta quarta-feira, 15 de dezembro, deverão apresentar a comprovação de que estão completamente imunizados para regressar ao território nacional”, aponta a agência.

A Anvisa relembra que a pessoa é considerada completamente vacinada apenas se tiver tomado as duas doses (ou dose única, no caso da Janssen, por exemplo) de um imunizante que tenha sido aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pela autoridade sanitária do país em questão.

Continua após a publicidade

Apenas quem mora em cidades que fazem divisa com países vizinhos ficam isentos da aprovação do comprovante. De qualquer forma, essas pessoas precisam mostrar um comprovante de residência.

Na semana passada, durante uma coletiva, o Ministério da Saúde rejeitou a ideia de exigir um "passaporte de vacina" para viajantes. Estrangeiros que pretendem entrar no Brasil só precisam apresentar um teste PCR negativo realizado menos de 72h antes do voo, sendo que os não-vacinados devem cumprir quarentena de cinco dias.

Fonte: Agência Brasil