Fóssil de coruja achado na China revela espécie inédita com raro hábito diurno

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Março de 2022 às 15h20

ttrex/envato

A coruja é muito conhecida por seus hábitos noturnos, mas um fóssil encontrado na China sugere uma espécie — que viveu há milhões de anos e que até então era desconhecida para a ciência — com um inédito hábito diurno. Em homenagem a esse excentricidade, a espécie ganhou o nome de Miosurnia diurna, e as descobertas foram publicadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, na última segunda (28).

O fóssil foi desenterrado na província chinesa de Gansu, e apresentava até vestígios visíveis da última refeição da coruja em questão: um pequeno mamífero. Apesar de bem preservado, o fóssil contava com algumas estruturas que precisaram ser reconstruídas digitalmente.

Depois que os ossos dos olhos foram reagrupados digitalmente, a equipe realizou análises estatísticas detalhadas, comparando os ossículos esclerais da coruja fóssil com os de 55 espécies de répteis e mais de 360 ​​espécies de pássaros. No artigo, a equipe descreve que utilizou um método estatístico para examinar a evolução do comportamento das aves para entender se é noturno ou diurno.

Esses padrões de atividade na árvore genealógica das aves, que contempla centenas de espécies, indicaram a existência de um grupo chamado Surniini, que inclui essa espécie descoberta. O grupo era adepto a um comportamento diurno, o que facilitou a chegada dessa conclusão.

“É sempre uma ótima sensação quando você faz uma descoberta que tem a capacidade de mudar o que as pessoas, incluindo cientistas, pensam sobre um tópico. Agora, temos muitas novas questões para estudar sobre como as corujas re-evoluíram para serem ativas durante o dia, estudando coisas como suas retinas, penas e outras características impactadas pela mudança evolutiva em seus comportamentos", anunciaram os pesquisadores em entrevista à revista Forbes.

Fonte: PNAS, Forbes