Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Filhos de quem tem ovário policístico apresentam maior risco de doenças

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Julho de 2022 às 17h30

Link copiado!

RossHelen/Envato
RossHelen/Envato

Filhos de pessoas com síndrome do ovário policístico são mais suscetíveis a doenças e alergias, conforme aponta um estudo publicado na revista Human Reproduction. Os pesquisadores analisaram o caso de 7.160 crianças originadas de pacientes anteriormente diagnosticadas com a doença.

Em geral, as crianças geradas por pacientes com síndrome dos ovários policísticos tiveram 32% mais chance de hospitalização por alguma doença, em comparação com crianças cujas mães não tinham a doença. Esse público também se mostrou quase 50% mais propenso a hospitalização devido a alergias e condições relacionadas a alergias, como asma.

As condições de saúde que atingiram mais essas crianças estavam relacionadas principalmente ao metabolismo (59%), intestino (72%), sistema nervoso central (74%), orelhas (34%), respiração (32%) ou comportamento (68%).

Continua após a publicidade

No entanto, os pesquisadores ressaltam que ainda é difícil de afirmar com convicção que a síndrome é o fator determinante para o aumento da probabilidade de hospitalização entre esse grupo, já que o estudo foi apenas observacional. De qualquer forma, as descobertas revelam alertas importantes sobre a saúde a longo prazo dos filhos dessas pacientes.

O que é síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é ​​um distúrbio hormonal comum entre as mulheres em idade reprodutiva, e pode levar a períodos menstruais prolongados e os ovários podem desenvolver numerosas coleções de fluido, não liberando óvulos regularmente. A causa exata é desconhecida, mas o diagnóstico precoce e o tratamento, juntamente à perda de peso, podem reduzir o risco de complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Continua após a publicidade

Fonte: Human Reproduction via IFL Science; Mayo Clinic