Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falta de concentração pode indicar risco de infecções virais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

LightFieldStudios/Envato
LightFieldStudios/Envato

Segundo estudo publicado na Scientific Reports, a falta de concentração pode indicar risco de infecções virais. A teoria dos especialistas é que pequenas mudanças no desempenho cognitivo podem resultar em consequências nos estados cerebrais que podem aumentar o risco de determinadas doenças.

Para chegar a essa descoberta, os cientistas calcularam a variabilidade cognitiva, com a intenção de determinar como a função cognitiva pode servir como um indicador da saúde imunológica após a exposição a um vírus respiratório.

Ao todo, o estudo contou com 18 participantes, que fizeram testes de desempenho cerebral, concentrados em aspectos como o tempo de reação, atenção e troca rápida de números e símbolos.

Continua após a publicidade

Os voluntários foram expostos, então, a um rinovírus humano (o vírus do resfriado), e os pesquisadores compararam os resultados de antes e depois dessa exposição viral.

“Quando analisamos a mudança ao longo do tempo, descobrimos que a variação na função cognitiva está intimamente relacionada à imunidade e suscetibilidade", afirmam os responsáveis pelo artigo. Na opinião do grupo, o monitoramento cognitivo periódico, por meio de plataformas digitais de autoteste, é o futuro da avaliação da saúde cerebral.

Anteriormente, estudos finalmente permitiram compreender como o cérebro encontra concentração: os neurônios do córtex pré-frontal precisam trabalhar juntos em sincronia para focar nossos pensamentos. Existe um ponto muito importante nisso que é a variabilidade da atividade dos neurônios. Acontece que essa atividade diminui quando o cérebro se concentra durante atividades que envolvem o uso da memória.

Continua após a publicidade

Fonte: Scientific Reports via Study Finds