Publicidade

Experimento deixa 20 crianças sozinhas em casa por 5 dias; veja o resultado

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
monkeybusiness/envato
monkeybusiness/envato

O que acontece se 20 crianças são deixadas sozinhas em casa, sem a supervisão de um adulto, por vários dias seguidos? Um experimento social de 2009 decidiu responder a essa questão, com direito a registros que foram veiculados no Channel 4, no Reino Unido, em formato de documentário.

A ideia do programa era entender, justamente, como essas crianças se organizariam sem a intervenção de um adulto. Com essa premissa, dez meninas foram deixadas em uma casa, e dez meninos foram deixados em outra. Todos receberam comida o suficiente para passar cinco dias.

As crianças foram filmadas o tempo todo, e havia uma equipe à disposição para intervir caso houvesse algum problema de segurança. Todos os participantes só viram os pais no final da experiência.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dez meninas deixadas sozinhas

Na casa das meninas, tudo se manteve organizado. Apesar de vários desenhos nas paredes (como flores e afins), houve preocupação em manter a casa limpa. O principal momento de tensão aconteceu quando um gato das redondezas apareceu de repente. Todas queriam cuidar do gatinho, o que gerou alguns desentendimentos.

Além disso, a experiência foi emocionalmente instável para algumas, o que culminou inclusive em duas desistências (ou seja, duas meninas decidiram deixar a casa antes mesmo que o experimento terminasse).

Dez meninos são deixados sozinhos

Já na casa dos meninos... caos, confusão e muita, muita bagunça. Enquanto as meninas mostraram união, formando apenas um grupo, os meninos se organizaram em dois grupos, de acordo com a divisão de quartos. Os dois grupos se enfrentavam de diversas maneiras, ao longo da experiência.

Em determinado momento, eles simplesmente tiveram a ideia de arremessar frutas contra a casa, na intenção de atingir as janelas. O grupo também descobriu uma combinação "perigosa": ralador de queijo e isopor, fazendo uma verdadeira montanha de neve artificial pela casa. Entre os diversos desentendimentos, um deles envolveu a má recepção a uma pegadinha com espuma de barbear.

Continua após a publicidade

No entanto, foi um experimento considerado por muitos como antiético e controverso. Na época, a série atraiu considerável atenção da imprensa devido às alegações de "abuso infantil e crueldade". Como resultado, o governo do Reino Unido ordenou uma revisão das leis de trabalho infantil. O regulador do Reino Unido para TV e Rádio OFCOM recebeu mais de 180 reclamações.

Fonte: IFL Science