Publicidade

Exercícios são 'melhores do que medicamentos' para impedir que um câncer retorne

Por  | 

Compartilhe:
Logan Weaver/Unsplash
Logan Weaver/Unsplash

Um estudo divulgado no último dia 3 na ASCO Annual Meeting revelou que praticar exercícios regularmente pode ser mais eficaz do que medicamentos para evitar que o câncer volte após o tratamento. A pesquisa acompanhou 889 pacientes com câncer de cólon, entre 2009 e 2023, em um estudo internacional liderado por cientistas do Canadá e do Reino Unido.

Cerca de metade dos participantes seguiu um programa de exercícios estruturado, com apoio de personal trainer e metas semanais (o equivalente a três ou quatro caminhadas de 45 a 60 minutos). O restante apenas recebeu dicas de vida saudável.

Depois de cinco anos, o grupo que se exercitou teve 28% menos risco de desenvolver um novo câncer ou ter a doença de volta. Em oito anos, o risco de morte caiu em 37% para quem manteve a rotina de atividades físicas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além de melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico, os exercícios também ajudaram os pacientes a manter um peso saudável e reduzir inflamações, sendo que esses fatores influenciaram diretamente na recuperação.

De acordo com os autores do estudo, que deve ser publicado na revista New England Journal of Medicine, essa é a primeira prova clara de que o exercício, com acompanhamento adequado, pode ter um impacto direto na sobrevivência após o câncer. Embora os testes tenham sido feitos com pacientes de câncer de cólon, os médicos acreditam que os benefícios se estendam a outros tipos da doença.

Com essas descobertas sobre o câncer em mente, a recomendação agora é que médicos incluam programas de atividade física no acompanhamento pós-tratamento, sempre com orientação profissional para garantir a segurança e eficácia.

Leia também:

VÍDEO | Nova terapia alternativa contra o câncer do Instituto Butantan

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*