Publicidade

Evusheld | EUA suspendem uso de anticorpo monoclonal da AstraZeneca contra covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Janeiro de 2023 às 14h49

Link copiado!

iLexx/Envato Elements
iLexx/Envato Elements

O uso do anticorpo monoclonal Evusheld, desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19, foi suspenso nos Estados Unidos, após decisão da agência federal Food and Drug Administration (FDA). A medida foi tomada após a descoberta de evidências que indicam a falta de eficácia do medicamento contra a cepa XBB.1.5 do coronavírus — apelidada de variante Kraken.

Hoje, a subvariante XBB.1.5 é predominante nos Estados Unidos, enquanto o número de casos aumenta em outros países, como no Brasil. No momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não emitiu nenhuma atualização sobre o uso deste anticorpo sintético contra a covid-19 no país.

Vale lembrar que, em novembro do ano passado, a FDA também suspendeu o uso de outro anticorpo monoclonal, o Bebtelovimab, da Eli Lilly. Na época, a justificativa também estava relacionada com a perda de eficácia da fórmula frente às novas cepas do vírus da covid-19.

Continua após a publicidade

Anticorpo monoclonal e as novas cepas da covid-19

De forma semelhante às vacinas de primeira geração contra a covid-19, os anticorpos monoclonais foram desenvolvidos a partir do vírus original, descoberta na cidade de Wuhan no final de 2019. Desde então, o agente infeccioso sofreu diferentes tipos de mutações, o que limitou a eficácia de algumas fórmulas e medicamentos.

No campo das vacinas, a Pfizer e a Moderna já desenvolveram imunizantes atualizados e bivalentes contra as cepas descendentes da Ômicron. O processo tende a ser o mesmo para os anticorpos monoclonais, caso planejem manter a relevância no atual cenário epidemiológico.

Continua após a publicidade

Segundo a agência de notícias Reuters, a AstraZeneca continuará a compartilhar informações e descobertas revelantes sobre o uso do remédio Evusheld contra a covid-19 para as agências de saúde no mundo, incluindo a FDA.

Fonte: Reuters