Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA podem proibir cigarros mentolados; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Abril de 2022 às 12h00

Link copiado!

Wirestock/Freepik
Wirestock/Freepik

A agência Food and Drug Administration anunciou, nesta quinta-feira (28), um plano para proibir a venda de cigarros mentolados e de charutos com sabor nos Estados Unidos. A medida pode se tornar uma das ações mais significativas para o combate ao fumo já adotadas no país, segundo as autoridades de saúde.

A justificativa para a proibição dos cigarros mentolados é a de que desempenham um papel importante ao atraírem os jovens a adotar o hábito de fumar. Atualmente, este era o último sabor permitido nos cigarros do país.

Continua após a publicidade

Apesar do anúncio oficial da medidas, especialistas, consultados pela agência de notícias Reuters, destacaram que a proibição do sabor de menta dos cigarros não deve ter efeito imediato. Ainda sem um prazo oficial, a medida deve valer, na prática, em 2026.

Fumo do cigarro mentolado nos EUA

Nos EUA, os cigarros mentolados já são proibidos em alguns estados, como na Califórnia e em Massachusetts. Agora, ao aumentar a extensão das proibições, as autoridades de saúde esperam alcançar melhores indicadores contra o fumo no país.

Por exemplo, a FDA estima que esta proibição deve desencadear uma redução de 15% na taxa de tabagismo em 40 anos. Neste mesmo período, seriam evitadas entre 324 e 654 mil mortes em decorrência do tabagismo. Hoje, o cigarro é uma das principais causas de morte evitáveis no país.

Continua após a publicidade

Em 2019, a agência norte-americana calculava existir cerca de 18,5 milhões de pessoas com mais de 12 anos que são fumantes de cigarros mentolados no país. As taxas eram, particularmente, altas entre os mais jovens, adultos jovens, afro-americanos e outros grupos raciais e étnicos, segundo o levantamento.

Impactos da medida para jovens

"Estudos mostram que o sabor mentolado aumenta o apelo do tabaco e facilita a progressão para o tabagismo regular, principalmente entre jovens e adultos jovens. O mentol mascara os sabores desagradáveis ​​e a aspereza dos produtos do tabaco, tornando-os mais fáceis de começar a usar", explica a FDA, em comunicado.

“As regras propostas ajudariam a evitar que as crianças se tornassem a próxima geração de fumantes e ajudariam os fumantes adultos a parar de fumar”, afirma o secretário de Saúde e Serviços Humanos da FDA, Xavier Becerra.

Continua após a publicidade

Vale observar que a nova regra proposta não abrange os cigarros eletrônicos com cartuchos de menta. Isso porque, em outro grupo de análise, a FDA está revisando dados sobre os e-cigs e, eventualmente, poderá determinar que permaneçam (ou não) no mercado.

Fonte: FDA e Reuters