Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA devem aprovar 3ª dose da Pfizer e da Moderna para pacientes com comorbidade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Agosto de 2021 às 13h40

Link copiado!

Elements/twenty20photos
Elements/twenty20photos

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) deve autorizar a terceira dose das vacinas contra a COVID-19, nesta quinta-feira (12), para pacientes com algumas comorbidades específicas. Este será o caso de quem é imunossuprimido e, por isso poderá receber o reforço do imunizante da Pfizer/BioNTech ou da Moderna.

A decisão de autorizar o uso da terceira dose das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna deve turbinar as defesas de pacientes com deficiências imunológicas contra a COVID-19. A expectativa é que a medida, caso aprovada, possa beneficiar pessoas que passaram por transplante de órgãos e outras cujo sistema imunológico está igualmente comprometido. A estimativa é que 3% dos norte-americanos tenham alguma condição que afete o sistema imune.

Continua após a publicidade

Vale mesmo a terceira dose da vacina?

Recentemente um estudo da University Health Network, no Canadá, observou que pacientes que receberam transplantes de órgãos têm uma menor resposta imunológica ao regime de vacina padrão contra a COVID-19. Nas análises randomizadas e controladas por placebo, o grupo de pesquisadores canadenses observou que a terceira dose da vacina da Moderna melhorou a resposta imunológica dos pacientes naquelas condições.

"Uma terceira dose de vacina de mRNA [Moderna] em receptores de transplante teve imunogenicidade substancialmente maior do que o placebo, conforme determinado em nossa análise de desfechos de ensaios primários e secundários", afirmaram os autores do artigo. No estudo, foram incluídos 120 pacientes transplantados.

Pesquisador da Universidade Johns Hopkins, Dorry Segev, afirmou que quase metade dos pacientes transplantados não têm resposta de anticorpos à dosagem da vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2 atualmente autorizada. Para verificar isso, a equipe de pesquisas de Segev estudou 30 pacientes transplantados que foram vacinados, mas apresentavam uma resposta fraca do sistema imunológico às vacinas. Após a dose de reforço, 14 deles melhoraram suas defesas.

Continua após a publicidade

Após a oficialização da decisão da FDA sobre a terceira dose para pacientes transplantados e aqueles com sistemas imunológicos igualmente comprometidos, um comitê consultivo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) deverá discutir o tema. Embora o parecer da FDA seja independente da recomendação do painel, muitos médicos deverão aguardar o CDC para orientar seus pacientes sobre quais medidas devem ser adotadas.

Para acessar o artigo científico publicado pelos pesquisadores canadenses no The New England Journal of Medicine (NEJM), clique aqui.

Fonte: NYT