Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo revela como gravidez e parto afetam o cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Novembro de 2022 às 11h05

Link copiado!

Pressmaster/envato
Pressmaster/envato

Você sabia que a gravidez e o parto podem ter efeitos no cérebro? Em um artigo apresentado recentemente no congresso científico Neuroscience 2022, uma equipe de especialistas mostrou que a suscetibilidade ou resiliência à depressão pós-parto podem ter relação com alterações em marcadores neuroimunes e determinados hormônios.

Não é de hoje que a comunidade científica vem se concentrando em pesquisas sobre as mudanças cerebrais associadas às experiências maternas, e esse tipo de estudo revela os mecanismos neurais subjacentes às mudanças adaptativas e às doenças mentais perinatais.

No caso, esse estudo recente — que contou com a participação de camundongos — aponta que fatores que regulam a expressão gênica em redes de aprendizagem e memória podem mediar efeitos de longo prazo da experiência materna no cérebro.

Continua após a publicidade

Conforme aponta a pesquisa, a coordenação da atividade nas regiões cerebrais implicadas no humor pode ser a verdadeira responsável pelos efeitos antidepressivos de longo prazo.

"As descobertas da neurociência apresentadas abordam diferentes aspectos da transição para a maternidade em vários níveis de investigação e em áreas cerebrais variadas. Essas investigações sobre o cérebro materno fornecem informações importantes sobre a neurociência da paternidade e têm implicações para direcionar e tratar doenças mentais perinatais", sugerem os autores.

A ideia dos autores por trás do estudo é, no futuro, poder ajudar as gestantes, uma vez que das cerca de 3,5 milhões de pessoas que dão à luz a cada ano nos Estados Unidos, aproximadamente 20% serão afetadas por condições de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Continua após a publicidade

Fonte: News Medical