Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo mostra como a pandemia da covid-19 impactou crianças e bebês

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Outubro de 2021 às 15h17

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

A pandemia de covid-19 foi impactante para todos. No entanto, um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apontou consequências ainda mais intensas para bebês e crianças. A análise aponta situações como pobreza, subnutrição, falta de assistência em saúde e educação.

As informações fazem parte da Epicovid-19, a maior pesquisa epidemiológica sobre a doença feita no Brasil. Segundo essa análise, até setembro deste ano, 867 crianças de até 4 anos e 194 crianças de 5 a 9 anos morreram no Brasil por covid-19. O estudo mostra ainda que também foram vítimas da doença 273 adolescentes de 10 a 14 anos e 808, de 15 a 19 anos.

Outro impacto apontado pela pesquisa é que na pandemia, 22,7% das crianças mais pobres deixaram de ser vacinadas. Entre as mais ricas, o índice é de 15%. Segundo os pesquisadores, as crianças que já estão fragilizadas pela subnutrição ficam ainda mais suscetíveis a outras doenças infecciosas que podem ser prevenidas pela imunização.

Continua após a publicidade

O Programa Criança Feliz, do governo federal, é uma das principais iniciativas voltadas para a infância, e atende famílias com crianças de até 6 anos por meio de visitas domiciliares. O estudo menciona dados de entrevista com participantes do programa Criança Feliz, que mostram que 11% das crianças deixaram de ser vacinadas em setembro de 2020. Em janeiro de 2021, o índice foi para 10%. Vale ressaltar que 6% das grávidas faltaram às consultas pré-natais em setembro de 2020, percentual que em janeiro mudou para 10%. 

Fonte: Agência Brasil