Publicidade

Estudo inédito no Brasil quer testar óleo de cannabis em cães com osteoartrite

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2022 às 17h04

Link copiado!

 vanenunes/envato
vanenunes/envato

Cientistas da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA) planejam testar óleo à base de Cannabis para tratar cães com osteoartrite, uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas. O objetivo do estudo é analisar se as substâncias da planta são capazes de reduzir a inflamação e a dor, e atualmente está na fase de encontrar voluntários.

A Osteoartrite é resultado do envelhecimento das articulações, e causa dor crônica, só que os tratamentos disponíveis atualmente não são muito efetivos, além de causar diversos efeitos colaterais, como alterações renais, hepáticas e gástricas.

“Existem diversos estudos em humanos que mostram que os canabinóides possuem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Nossa ideia, agora, é verificar se esses efeitos podem ser observados também nos cães”, apontam os pesquisadores do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica da UNILA.

Continua após a publicidade

A ideia é que o estudo também ajude a embasar a legislação nacional. Ainda que o país tenha um grande número de veterinários que prescrevem cannabis para cães, principalmente em casos de epilepsia, dor e agitação, não há legislação específica para esses produtos na área da veterinária.

Pesquisadores procuram voluntários

Para certificar-se da relação entre a substância e a osteoartrite, os pesquisadores precisam de pelo menos 24 cães. A ideia, inclusive, é encontrar voluntários: os interessados devem entrar em contato pelo e-mail laricanvet@gmail.com ou pelo whatsapp (45) 99151-9740.

Continua após a publicidade

Na página oficial da UNILA, consta que os cachorros podem ser de qualquer raça e é necessário o diagnóstico comprovado de Osteoartrite. Além disso, os tutores devem se comprometer a administrar diariamente a medicação e a levar o animal para avaliações clínicas e exames bioquímicos mensais. Dito isso, a participação é totalmente gratuita.

A demanda pela cannabis medicinal está em alta no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCann), as importações de produtos do tipo cresceram 110% de 2020 para 2021. Ao todo, a lista de produtos medicinais à base de cannabis aprovados no Brasil alcança 15 itens, sendo que o primeiro entrou em vigor em 2020.

Fonte: UNILA