Publicidade

Estudo da USP revela que exposição à luz azul pode causar mudanças na sua pele

Por  | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

No último mês de abril, um estudo da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade de Gotemburgo, foi publicado na revista Photochemistry and Photobiology e trouxe um alerta: a exposição à luz azul pode causar mudanças importantes na pele. Para chegar a essa descoberta, o experimento foi feito com células da pele cultivadas em laboratório.

Na prática, os pesquisadores simularam diferentes níveis de exposição à luz azul e descobriram que, com o tempo, as células passaram a se comportar de forma diferente: cresceram mais rápido, resistiram ao processo natural de eliminação de células danificadas e tiveram alterações no núcleo, algo que pode ser preocupante.

Essas mudanças se tornaram mais evidentes após 42 sessões de exposição, o equivalente a 42 dias seguidos com uma hora diária de sol forte. As células passaram a ativar genes relacionados ao metabolismo de energia e desligaram outros ligados à defesa do organismo, algo parecido com o que acontece quando a pele é exposta por muito tempo à radiação UVA.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O professor Maurício Baptista, da USP, explica que a luz azul-branca representa metade da radiação solar, mas os protetores solares atuais não protegem contra ela. Isso deixa a pele vulnerável a um tipo de luz que, embora invisível, pode causar danos silenciosos.

Estamos protegendo contra a radiação UVA e UVB, que representa apenas 5% do espectro solar, enquanto deixamos a pele vulnerável à luz branca, que representa cerca de 50% do espectro solar.

O estudo também sugere que o uso de antioxidantes e filtros específicos contra a luz visível pode ser uma nova estratégia de proteção, abrindo caminho para pesquisas mais avançadas na área da dermatologia.

Leia também:

VÍDEO | LUZ AZUL ATRAPALHA O SONO?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*