Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk quer implantar 1º chip da Neuralink em humanos nos próximos 6 meses

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Dezembro de 2022 às 18h42

Link copiado!

Bret Kavanaugh/Unsplash
Bret Kavanaugh/Unsplash

Até junho de 2023, o primeiro chip da startup norte-americana Neuralink deve ser implantado em um humano, segundo Elon Musk. Na quarta-feira (30), o fundador da empresa e bilionário anunciou o novo prazo de seis meses para o início dos estudos clínicos com tecnologia que busca criar uma interface cérebro-máquina revolucionária.

“Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo em um ser humano”, afirma Musk sobre os preparativos para o primeiro implante da Neuralink, segundo a agência de notícias Reuters. No momento, testes são realizados em animais.

Caso a tecnologia seja bem-sucedida, o implante cerebral de Musk poderá ajudar pacientes com deficiência a se moverem ou ainda se comunicarem novamente. O implante cerebral também poderá restaurar a visão em pacientes com este tipo de problema.

Continua após a publicidade

Quando o primeiro chip de Elon Musk será implantado em humanos?

Na busca pelo primeiro implante de um chip da Neuralink no cérebro humano, diferentes previsões já foram divulgadas. O feito histórico é aguardado desde 2020, mas, até hoje, nunca se concretizou. Parte dos atrasos pode ser explicada pela pandemia da covid-19, que atravessou a pesquisa da startup.

Outra questão é que a empresa não pode simplesmente recrutar voluntários e começar os testes. É preciso que toda a documentação e informações preliminares de segurança da tecnologia sejam aprovadas pela agência Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos. Hoje, a expectativa é que essa liberação seja feita nos próximos seis meses.

Continua após a publicidade

Na madrugada desta quinta-feira (1), Musk afirmou estar seguro com a aprovação dessa vez. "Agora, estamos confiantes de que o dispositivo da Neuralink está pronto para humanos, portanto, o tempo [de espera] é em função do processo de aprovação da FDA", tuitou.

Concorrência para a Neuralink

Em paralelo aos planos de Musk, vale lembrar que, nos últimos meses, o ex-presidente e cofundador da Neuralink, Max Hodak, deu início a um novo projeto para a criação de uma interface cérebro-máquina diferente. Através da startup Science Corp, a ideia é usar um tipo de implante menos invasivo no olho, sem a necessidade de uma perfuração no cérebro. Inicialmente, o foco da tecnologia — testada apenas em animais — serão pessoas com problemas de visão.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters