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Elon Musk menospreza pânico em torno do novo coronavírus e irrita seguidores

Por| 06 de Março de 2020 às 21h20

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The Verge
The Verge
Elon Musk

Todo mundo que já viu alguns tweets do CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, sabe que, vez ou outra, ele acaba entrando em polêmicas. E está acontecendo de novo, desta vez porque o empresário usou o Twitter para menosprezar o alarmismo gerado em torno do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A doença COVID-19, embora mortal, tem uma taxa fatal bem menor do que outras epidemias virais, com letalidade de 3,8% segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas a velocidade com que tem se espalhado, somando-se à desinformação e ao pânico geral, que levam pessoas a estocarem comida e esgotarem máscaras protetoras, tem sido um problema lateral que deixa o cenário mais preoupante ainda.

"O pânico do coronavírus é estúpido", disse Musk no Twitter, a seus mais de 31 milhões de seguidores. Como ele não tem formação em medicina ou virologia, ou seja, não é uma autoridade no assunto, e conta com uma ampla audiência na rede social, a frase não foi bem vista por muita gente, já que, em vez de ser entendida como uma crítica ao alarmismo, pode dar a entender que o novo coronavírus não exige tantos cuidados ou prevenção especial.

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Embora muitos dos seguidores tenham concordado com Musk, uma grande parcela se revoltou com essa atitude — principalmente porque a frase poderia ser colocada no contexto de um chefe que não aprova as campanhas de prevenção adotadas em outras gigantes, que cancelaram participação em eventos, recomendaram home office aos seus empregados e até vêm cancelando suas próprias conferências. Um deles chegou a dizer: “Seattle aqui. Isso é irresponsável. Que idiota. Pessoas morreram. Você sabe o que é lutar para respirar? Eu sei. Isso é horrível”

Um porta-voz da Tesla não respondeu, ao ser questionado sobre as ações na empresa no caso de um possível surto. Recentemente, a companhia reconheceu que a iminente pandemia pode ter um impacto em suas receitas. O impacto dos temores diante do novo coronavírus na cadeia de produção e na rede de vendas da fabricante de veículos elétricos já teria causado perdas estimadas em cerca de US$ 6,74 bilhões nas últimas duas semanas.

Fonte: CNBC