Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Efeito do "espaço azul" na infância está ligado com o bem-estar na fase adulta

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Outubro de 2022 às 21h00

Link copiado!

Colour_Your_Life/Envato
Colour_Your_Life/Envato

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que, em média, adultos apresentam um maior nível de bem-estar e de saúde mental caso tenham memórias da infância associadas com "espaços azuis". Em outras palavras, crianças que viveram momentos marcantes em ambientes com altas concentrações de água, como rios, lagoas e cachoeiras, tendem a se tornar adultos mentalmente mais saudáveis.

Publicado na revista científica The Journal of Environmental Psychology, o estudo sobre o efeito do espaço azul na infância foi realizado em 18 países, sendo que a maioria deles está localizado no continente europeu. Voluntários em Hong Kong, no Canadá, na Austrália e nos Estados Unidos também participaram da pesquisa.

Segundo os autores, este é um dos primeiros estudos a demonstrar a importância do contato com a água durante a infância. Anteriormente, já foram coletadas evidências sobre a importância e o impacto dos espaços verdes, como parques, bosques e jardins, na saúde mental do indivíduo.

Continua após a publicidade

A importância dos "espaços azuis" no bem-estar adulto

Na pesquisa, a equipe de psicólogos utilizou dados obtidos pelo projeto BlueHealth International Survey (BIS), coordenado pelo Centro Europeu de Meio Ambiente e Saúde Humana da Universidade de Exeter, no Reino Unido. No total, impressões de mais de 15 mil pessoas foram consideradas.

Como parte do projeto, os participantes eram convidados a relembrarem suas experiências em espaços azuis de quando tinham até 16 anos. Os pesquisadores também questionaram sobre a frequência das visitas e o quão confortáveis os responsáveis estavam com a presença deles naqueles ambientes.

Continua após a publicidade

Além disso, os entrevistados deveriam contar caso tivessem visitado algum espaço azul ou verde nas últimas quatro semanas. Por fim, eram perguntados sobre como estava a saúde mental nas últimas duas semanas.

Segundo os autores, aqueles indivíduos que se lembravam de mais experiências do espaço azul da infância tendem a atribuir maior valor intrínseco aos ambientes naturais e os vistam com mais frequência quando adultos. Com isso, desenvolvem, em média, maior nível de bem-estar e saúde mental na idade adulta.

Por que é importante que crianças vivenciem os efeitos do "espaço azul"?

“No contexto de um mundo cada vez mais tecnológico e industrializado, é importante entender como as experiências na natureza da infância se relacionam com o bem-estar na vida adulta", explica Valeria Vitale, pesquisadora da Universidade de Viena e uma das autoras do estudo, em comunicado.

Continua após a publicidade

Neste ponto, os resultados do estudo sugerem que "construir familiaridade e confiança dentro e ao redor de espaços azuis na infância pode estimular uma alegria e uma maior propensão a passar tempo recreativo na natureza na idade adulta, com consequências positivas para o bem-estar subjetivo", afirmam os pesquisadores.

No oposto do espaço azul, a pandemia da covid-19, o fechamento das escolas e as aulas remotas parecem ter afetado o nível de bem-estar das crianças, de acordo com um estudo recente. Pesquisadores escandinavos concluíram que crianças que não tiveram atividades sociais na pandemia são, geralmente, mais ansiosas. Aqui, é provável que visitas a algum tipo de espaço azul com amigos traga bons benefícios.

Fonte: The Journal of Environmental Psychology e Universidade de Exeter