Publicidade

Drone é melhor que ambulância em dadas situações emergenciais, mostra estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Setembro de 2021 às 15h45

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Para quem precisa de socorro, quanto antes a ajuda chegar, melhor. E com base nisso, pesquisadores suecos pensaram num método de levar um desfibrilador para as pessoas necessitadas o mais rápido possível. E por que não com a utilização de um drone?

Para fazer a análise, entregaram por drone um desfibrilador externo automático em casos reais de suspeita de parada cardíaca na Suécia, e os autores desse estudo descobriram que essa prática é segura e viável. Em 7 dos 11 casos, o drone chegou antes da ambulância que havia sido enviada ao mesmo tempo, economizando um tempo médio de 1 minuto e 52 segundos, o que pode ser crucial em casos como esses.

"Gostaríamos de economizar ainda mais tempo. Mas achamos que é um bom começo. Mostramos que é possível entregar AEDs. Esse foi o nosso principal resultado", apontou a autora do estudo, Sofia Schierbeck, médica e doutorando no Centro de Ressuscitação Ciência no Instituto Karolinska, Estocolmo, Suécia.

Continua após a publicidade

O objetivo dos pesquisadores é que os desfibriladores entregues por drone sejam um complemento da ambulância. "Para cada minuto sem desfibrilação no coração, a chance de sobrevivência diminui de 7% a 10%. Se pudéssemos diminuir o tempo para desfibrilação por esta intervenção em apenas alguns minutos, isso poderia ter um grande impacto", escreveram os pesquisadores no estudo.

A ideia é que, no futuro, seja possível estimar os atrasos no tempo de viagem da ambulância devido ao tráfego, clima e configurações da estrada, para ver se enviar um desfibrilador por um drone seria mais eficiente, sugeriram.  Os pesquisadores esperam que os drones logo sejam capazes de voar mais rápido, por mais tempo e em más condições climáticas. O estudo completo pode ser visto aqui

Fonte: WebMD