Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Distrito Federal registra 1º caso de raiva humana desde 1978; vítima é um jovem

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Julho de 2022 às 15h17

Link copiado!

PerfectWave003/Envato
PerfectWave003/Envato

Primeiro caso de raiva humana é confirmado no Distrito Federal nos últimos 44 anos. A infecção causada pelo vírus do gênero Lyssavirus foi confirmada, na terça-feira (5), pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O estado do jovem é grave e ele está isolado em um hospital da capital.

Até então, o último caso conhecido de raiva humana no Distrito Federal foi registrado em 1978, quando uma criança foi mordida por um cachorro infectado e, posteriormente, morreu. De acordo com as informações divulgadas, o novo caso está relacionado com um gato que não foi vacinado.

Continua após a publicidade

Para evitar novos casos da raiva humana, o Distrito Federal antecipou a campanha de vacinação de cães e gatos, que tradicionalmente ocorre durante o mês de agosto, contra a doença. A partir desta quarta-feira (6), tutores já podem levar seus pets para a imunização.

Entenda o caso de raiva no Distrito Federal

Para preservar a identidade da vítima da raiva humana, o governo do Distrito Federal não identificou a pessoa. Sabe-se apenas que o paciente é um jovem do sexo masculino, que tem entre 15 e 19 anos. No momento, é acompanhado por uma equipe médica em um hospital de Brasília.

A contaminação teria ocorrido no dia 21 de maio, após um gato arranhar o rapaz. O paciente foi internado um mês depois e se encontra em estado grave, segundo informou o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF, Fabiano dos Anjos.

Continua após a publicidade

Afinal, o que é raiva humana?

Vale explicar que a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos. A transmissão normalmente ocorre pela mordedura (mordidas), lambedura (lambidas) e arranhadura (arranhados) de animais infectados com o vírus da raiva.

"A doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos. O vírus multiplica-se no local da lesão e migra para o sistema nervoso e a partir daí para diferentes órgãos, principalmente para as glândulas salivares, sendo eliminado pela saliva", explica a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em nota.

Infelizmente, a doença é quase sempre fatal. Por isso, é preciso agir com urgência nos casos de contaminação, oferecendo alternativas pós-exposição. A melhor forma de prevenção é a imunização de cães, gatos e humanos.

Continua após a publicidade

Quais os primeiros sintomas?

Após o período de incubação do vírus da raiva, o paciente começa a apresentar os primeiros sintomas. Este período pode durar de 2 a 10 dias e, pela inespecificidade do quadro, o diagnóstico pode ser difícil.

A seguir, confira quais são os sintomas iniciais da doença, segundo o Ministério da Saúde:

  • Mal-estar geral;
  • Pequeno aumento de temperatura;
  • Anorexia;
  • Cefaleia;
  • Náuseas;
  • Dor de garganta;
  • Entorpecimento;
  • Irritabilidade;
  • Inquietude;
  • Sensação de angústia.
Continua após a publicidade

Em caso de dúvidas ou de suspeita do quadro de raiva humana, o recomendado é que o indivíduo procure por ajuda médica em caráter de urgência, já que o quadro pode ser fatal.

Fonte: Distrito Federal e Agência Brasil