Publicidade

Dispositivo portátil pode detectar presença de coronavírus no ar em tempo real

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Janeiro de 2022 às 12h25

Link copiado!

Mohamed Hassan/Pixabay
Mohamed Hassan/Pixabay

Pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo portátil que pode identificar a presença do coronavírus SARS-CoV-2, em tempo real, no ar. Apelidado como Fresh Air Clip, o equipamento é um amostrador passivo e pode ser um aliado no combate à covid-19 para trabalhadores com alto risco de exposição.

Publicado na revista científica Environmental Science & Technology Letters, o estudo norte-americano demonstrou que o dispositivo pode ajudar na avaliação de risco pessoal ao SARS-CoV-2. Para isso, o equipamento absorve continuamente aerossóis potencialmente carregados de vírus em uma superfície de polidimetilsiloxano.

Continua após a publicidade

Identificando ambientes contaminados

Vale explicar que a covid-19 é transmitida, principalmente, pela inalação de aerossóis carregados de vírus ou de gotículas respiratórias que os indivíduos infectados expelem ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Em outras palavras, o ar contaminado é um elemento chave no processo de transmissão da doença.

A partir desse entendimento, os cientistas buscaram formas de identificar a presença do coronavírus em ambientes internos, de forma simplificada. Segundo a equipe, os equipamentos disponíveis do tipo são, geralmente, grandes, caros, fixos e demandam o uso de eletricidade.

Testes com o dispositivo

Continua após a publicidade

Durante o estudo, os cientistas da Universidade Yale testaram a eficácia do dispositivo em um tambor rotativo, onde existiam aerossóis contaminados por um vírus similar em suas propriedades ao coronavírus SARS-CoV-2. Foi possível detectar a presença do agente infeccioso no equipamento, segundo os autores.

Em seguida, os pesquisadores testaram o invento em 62 voluntários. Os participantes apresentavam alto risco de exposição e usaram o equipamento por cinco dias. As análises detectaram a presença do RNA do SARS-CoV-2 em cinco dos dispositivos: quatro foram usados ​​por funcionários de restaurantes e um por um funcionário do abrigo. Curiosamente, as cargas virais mais altas foram associadas aos funcionários dos restaurantes.

Até o momento, não existe uma previsão para que o dispositivo chegue ao mercado, mas pode ser uma ferramenta valiosa para estimar, de forma confiável, as concentrações de vírus no ar. Nesse sentido, pode ser mais uma camada de proteção contra a covid-19, além de máscaras, ventilação adequada dos ambientes e distanciamento social.

Fonte: Environmental Science & Technology Letters