Publicidade

Dia Mundial de prevenção ao Suicídio | O que fazer para ajudar quem precisa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Setembro de 2022 às 08h00

Link copiado!

twinsterphoto/Envato
twinsterphoto/Envato

Neste sábado (10), celebra-se o Dia Mundial de prevenção ao Suicídio, e é justamente por causa dele que concentramos o mês todo na causa, através da campanha do Setembro Amarelo. Vale entender, com base neste cenário, o que pode ser feito para ajudar quem precisa.

De acordo com Renata Tavoralo, Head de Psicologia da OrienteMe, healthtech que oferece saúde psicológica e nutricional aos colaboradores de empresas, falar sobre suicídio é necessário, para que se possa promover a conscientização e a identificação.

A razão por trás do suicídio envolve uma complexa interação de fatores psicológicos, biológicos, genéticos, culturais e socioambientais. “É importante ressaltar que as motivações para o suicídio variam de caso para caso, mas podemos dizer que pessoas com doenças psiquiátricas, depressão, dependência química, usuários de drogas, com grandes problemas financeiros, entre outras questões, são mais propensas a ter ideações suicidas", aponta a especialista.

Continua após a publicidade

No entanto, Renata Tavoralo reitera que ajudar a quem precisa deve ser uma atitude realizada não apenas durante o Setembro Amarelo, mas sim ao longo de todo o ano. A data ainda é considerada como de grande importância, para que a sociedade vivencie essas pautas e as aplique no dia a dia.

“Ouço muito também que quem fala que vai cometer o suicídio não fala, mas isso é um grande mito. Devemos estar sempre alerta aos sinais de mudança de comportamento das pessoas e acolher sempre, respeitando a dor e nunca julgando”, ressalta Renata.

Uma das orientações é que, se você tiver pensamentos do tipo ou conhecer alguém que precise de ajuda, busque o Centro de Valorização da vida, pelo número 188. “A preservação da vida é fundamental e devemos estar atentos a isso!”, finaliza a Head de Psicologia da Orienteme. No Canaltech, já reiteramos seis sinais que podem anteceder o suicídio para ficar de olho.