Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia mundial da saúde mental: OMS pede fim do estigma e do preconceito

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Outubro de 2022 às 13h17

Link copiado!

halfpoint/envato
halfpoint/envato

Nesta segunda (10), comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Com base nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório pedindo o fim do estigma e do preconceito. A instituição afirma que a discriminação impede que muitos consigam emprego ou até mesmo acesso a cuidados de saúde.

Na publicação, a OMS aproveita para reiterar que no Cazaquistão, abordagens inovadoras para combater e aumentar a conscientização sobre o estigma e a discriminação estão dando resultado. Isso porque, no país, a desestigmatização tornou-se um dos maiores componentes do programa de prevenção ao suicídio.

No início do projeto, em 2015, mais de 11% dos pacientes com alto risco de suicídio recusavam qualquer ajuda profissional. Um ano depois, esse número havia diminuído para 5%; em 2017, era de apenas 1%. Nesse mesmo ano, o país viu o advento de várias novas iniciativas para melhorar os serviços de saúde mental.

Continua após a publicidade

Com isso, os serviços psiquiátricos foram transformados em serviços de saúde mental, incluindo a inclusão de serviços de saúde mental na atenção primária à saúde. Isso garantiu que as pessoas pudessem acessar todos os serviços em um só lugar. O país também introduziu nova legislação sobre saúde mental, garantindo que as pessoas não perdessem seu direito legal de tomar suas próprias decisões, simplesmente porque estavam vivendo com uma condição de saúde mental.

“As pessoas que sofrem de problemas de saúde mental tendem a se auto-estigmatizar, criando barreiras duplas para si mesmas. Mas, felizmente, estamos lentamente começando a mudar essa tendência", afirma o Dr. Nikolay Negay, consultor de saúde mental da Representação da OMS no Cazaquistão e ex-diretor do Centro de Pesquisa em Saúde Mental.

Enquanto isso, o Programa Europeu de Trabalho da OMS dá forte ênfase à saúde mental por meio da Coalizão Pan-Europeia de Saúde Mental, uma rede de indivíduos e organizações, incluindo pessoas que vivem com problemas de saúde mental, organizações não governamentais, representantes governamentais, acadêmicos e mais.

Continua após a publicidade

Nesse caso, a ideia é ampliar os esforços de desestigmatização em toda a região Europeia da OMS. "O Dia Mundial da Saúde Mental é observado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o direito de todos à saúde mental e ao bem-estar", afirma a OMS.

Fonte: OMS