Dedos enrugados por causa da água trazem benefícios ao corpo humano; entenda
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Não é em vão que os dedos ficam enrugados por causa da água. Alguns estudos fortalecem a ideia de que essa mudança acontece para trazer benefícios ao ser humano. A média a que se chegou é de 30 minutos em uma água de 40 ºC, mas quanto mais fria a temperatura, mais rápido a pele enruga.
- Por que nossos dedos enrugam na água? Cientistas têm uma teoria!
- Natação pode reduzir sintomas de depressão, afirmam cientistas
Os cientistas descobriram que quando o nervo mediano (um dos principais nervos que correm pelo braço até a mão) está rompido, os dedos não ficam enrugados na água. Esse nervo controla as atividades do sistema nervoso simpático, como o suor. Assim, uma das teorias é que o enrugamento das pontas dos dedos é controlado pelo sistema nervoso.
Neurologistas de Singapura descobriram que, à medida que a pele das pontas dos dedos dos voluntários fica enrugada, existe uma queda significativa do fluxo sanguíneo nos dedos. É por isso que os dedos ficam pálidos quando estão enrugados: o fluxo sanguíneo está sendo restringido na superfície.
Mas vamos às vantagens: um estudo de 2020 que envolveu 500 voluntários permitiu descobrir que as rugas aumentam a fricção entre os dedos e o objeto. Na prática, os dedos são sensíveis a essa mudança da fricção superficial e isso exige menos força para segurar um objeto com segurança. Em ambientes úmidos, os músculos das mãos ficam menos cansados e é possível segurar o objeto por mais tempo, graças a essa mudança.
Em 2013, cientistas sugeriram que canais produzidos pelas rugas ajudam a retirar a água do ponto de contato entre os dedos e o objeto, ou seja: os seres humanos podem ter evoluído para enrugar os dedos das mãos e dos pés em algum momento da história para segurar objetos com facilidade e andar sobre superfícies úmidas.
A teoria é que os nossos ancestrais precisaram dessa mudança para andar sobre pedras molhadas ou coletar alimentos na água. Os cientistas observam, também, que os dedos ficam menos enrugados na água salgada, o que sugere que essa adaptação pode ter ajudado nossos ancestrais a viver em ambientes de água doce e não no litoral.
Fonte: Annals of Biomedical Engineering, The Journal of Hand Surgery, The Royal Society Publishing via BBC Future