Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Creutzfeldt-Jakob: doença que afeta o cérebro causa 2 mortes na Bahia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Outubro de 2022 às 13h43

Link copiado!

Wavebreakmedia/Envato
Wavebreakmedia/Envato

Autoridades de saúde da Bahia confirmaram cinco casos da doença Creutzfeldt-Jakob  (DCJ), incluindo duas mortes. No momento, dois pacientes estão internados e recebem tratamento médico. As informações sobre o quadro que afeta o cérebro foram confirmadas, nesta segunda-feira (10), pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Investigações estão em andamento.

"Os casos de Doença de Creutzfeldt-Jakob registrados na Bahia não têm relação com o mal da vaca louca, doença que acomete bovinos. De acordo com as características e números apresentados pelas notificações no estado, a Vigilância à Saúde do Estado afastou essa ligação", informou a Sesab, em comunicado para o Canaltech.

O que sabemos sobre as mortes por Creutzfeldt-Jakob na Bahia?

Continua após a publicidade

Todos os pacientes contaminados com a doença de Creutzfeldt-Jakob na Bahia são residentes da capital do estado, a cidade de Salvador. Até o momento, as autoridades de saúde não detalharam a idade dos pacientes que foram diagnosticados e nem dos que morreram em decorrência do quadro.

Sabe-se que os indivíduos que estão hospitalizadas tiveram o quadro da infecção no cérebro confirmado no dia 6 de outubro. No entanto, a data dos óbitos não foi informada e não se divulgou o estado de saúde do paciente que não foi hospitalizado (o quinto caso).

"Em 2021, foram confirmados três casos, um de um residente em Salvador, um de Simões Filho e outro em Serrolâdia. Destes casos, dois foram a óbito e o terceiro a situação do paciente está em investigação pela Vigilância Epidemiológica", explica a Sesab. 

Continua após a publicidade

Qual é a diferença da doença com a "vaca louca"?

Vale explicar que pacientes com a doença de Creutzfeldt-Jakob desenvolvem um quadro neurodegenerativo, marcado por desordem cerebral com perda de memória e tremores. De forma geral, evolui rapidamente e, como desfecho, leva à morte do indivíduo. A DCJ é um tipo de encefalopatia espongiforme transmissível (EET) que acomete os humanos.

Por outro lado, a doença da "vaca louca” é também um quadro neurodegenerativo, mas está ligado ao consumo de carne e subprodutos de bovinos contaminados com encefalite espongiforme bovina (EEB). Cientificamente, é conhecida como variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ)

Segundo especialistas, as principais formas clínicas da doença de Creutzfeldt-Jakob são:

Continua após a publicidade
  • Esporádica;
  • Hereditária;
  • Latrogênica;
  • vDCJ. 

No momento, as autoridades de saúde da Bahia descartam qualquer relação do quadro da doença de Creutzfeldt-Jakob com o consumo de carne contaminada. A principal suspeita é que a origem seja esporádica, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

"O ministério reforça ainda que o consumo de carne e produtos derivados de bovinos no Brasil é considerado seguro, não representando risco para a saúde pública”, afirmou o Mapa, em nota, segundo a Agência Brasil.

Fonte: Com informações: Agência Brasil