Publicidade

Covid-19 pode danificar tecido cardíaco, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Dezembro de 2021 às 17h22

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Em um estudo da University of Göttingen (Alemanha) publicado na última terça-feira (21), um grupo de pesquisadores detectou mudanças no tecido cardíaco de pacientes que morreram de covid-19. Eles fizeram uma análise do tecido afetado com o auxílio de um microscópio especial de raios-X.

Os cientistas criaram imagens da estrutura do tecido em alta resolução usando radiação chamada síncrotron. Ao fazer essa análise microscópica, eles observaram várias alterações nos vasos sanguíneos do tecido. O grupo ainda contou com uma técnica de machine learning.

Em comparação com um coração saudável, as imagens de raios-X de tecidos afetados pela forma grave da covid-19 tendem a tentar se formar novamente, mas essas novas formações ficam cheias de rachaduras. O estudo também menciona que as vítimas fatais da covid-19 tinham uma arquitetura extremamente caótica na formação dos vasos sanguíneos.

Continua após a publicidade

Segundo os pesquisadores, essas mudanças são as primeiras evidências visuais da ação de um dos principais responsáveis pelos danos pulmonares da covid-19 no coração das vítimas.

Covid-19 e coração

Não é a primeira vez que um estudo relaciona a covid-19 e o órgão. Ainda no início deste mês, no encontro anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), um novo estudo apresentou uma possível relação entre covid-19 e miocardite em jovens atletas. A miocardite afeta o ritmo e a capacidade de bombeamento do coração, formando cicatrizes no músculo cardíaco.

Continua após a publicidade

Já em setembro, cientistas do Reino Unido, descobriram que a proteína S (spike) do coronavírus pode alterar as células dos vasos sanguíneos ao redor do coração, modificando o funcionamento padrão.

Fonte: eLife Sciences via University of Göttingen