Publicidade

COVID-19 | Maioria dos infectados em SP tem de 18 a 34 anos

Por| 14 de Agosto de 2020 às 10h00

Link copiado!

Nathana Rebouças/Unsplash
Nathana Rebouças/Unsplash

Nesta quinta-feira (13), foi divulgada a nova fase de um inquérito sorológico feito pela Prefeitura de São Paulo. O resultado aponta que a maioria dos infectados por COVID-19 na cidade tem de 18 a 34 anos já são maioria dos que já contraíram o novo coronavírus na capital, indica inquérito sorológico da Prefeitura. De acordo com essa análise, há 1,3 milhão de pessoas infectadas, o equivalente a 10,9% da população municipal.

Segundo o estudo, os jovens paulistanos têm 2,6 vezes mais chances de contrair a doença do que os idosos. Com isso em mente, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), chegou a fazer o seguinte alerta: "Preciso ressaltar a importância da conscientização de nossos jovens. Volta e meia verificamos a existência de festas irregulares. É claro que aqui tem a principal faixa etária que tem saído de casa para trabalhar, mas precisamos relembrar a responsabilidade dos nossos jovens com a saúde dos idosos e aqueles que estão em maior vulnerabilidade".

Esse inquérito sorológico conta com oito fases realizadas quinzenalmente com munícipes acima de 18 anos. É feita uma coleta de sangue, e a amostra é encaminhada para análise em laboratório vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. O teste tem taxa de confiança de 96% e a ideia é que sejam feitos até 45 mil deles.

Continua após a publicidade

A primeira fase do estudo foi divulgada em 23 de junho, com 5.416 testes sorológicos em 96 distritos, que mostraram infecção em 9,5% da população e cuja taxa de letalidade era de 0,5%. A segunda fase, anunciada em 9 de julho, apontou 9,8% da população. Já a terceira fase, divulgada em 28 de julho, apontou 11,1% da população do município. A variação da taxa total de incidência apresenta estabilidade: entre 9% e 11%. "São números que indicam estabilidade da doença apesar de dois meses de reabertura das atividades, se considerarmos o intervalo de confiança de cerca de 1 ponto percentual", aponta Covas.

Fonte: Folha de S. Paulo