Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | Estudo sugere testes a cada dois dias em universidades que reabrirem

Por| 31 de Julho de 2020 às 21h00

Link copiado!

Reprodução: Pixabay
Reprodução: Pixabay

Nesta sexta-feira (31), foi publicado um estudo na revista científica Jama, feito por pesquisadores de Harvard e Yale, apontando que, para acontecer a reabertura de atividades presenciais nas universidades dos Estados Unidos, as instituições devem testar os alunos a cada dois dias. A análise feita pelos cientistas norte-americanos é baseada num modelo epidemiológico, voltado a entender como o vírus se comportaria se uma universidade com 5 mil alunos tivesse dez infectados assintomáticos.

Seguindo os cálculos desse estudo, chamado Assessment of SARS-CoV-2 Screening Strategies to Permit the Safe Reopening of College Campuses in the United States, se o período letivo tem 80 dias e houver novas infecções todas as semanas, ao final do período letivo haveria um total de 243 infecções. Num cenário em que apenas 0,2% dos alunos de uma instituição voltem às aulas infectados, mas sejam rapidamente identificados nessa triagem a cada dois dias, 4,86% dos alunos ainda se infectariam.

Continua após a publicidade

O estudo também sugere a limitação da circulação dos estudantes dentro e fora do campus, redução de interações dos alunos com professores e funcionários, exigência do uso de máscara e adoção do distanciamento entre os alunos, e aponta que os testes não devem ser apenas clínicos. Com isso em prática, o estudo estima que cada aluno deverá custar para a universidade cerca de US$ 470 (o equivalente a R$ 2.350) a mais por semestre - em um período letivo de 80 dias.

Vale ressaltar, ainda, que o estudo em questão assumiu um risco sintomático de fatalidade de casos de 0,05%, com testes sendo realizados a cada 7 dias, caso em que o total de infecções ao final do semestre passaria a ser 1.840 casos.

Fonte: Jama Network via G1