Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | Crianças assintomáticas carregam vírus por semanas, segundo estudos

Por| 31 de Agosto de 2020 às 17h00

Link copiado!

August de Richelieu / Pexels
August de Richelieu / Pexels

A relação entre as crianças e a COVID-19 ainda é alvo de muito estudo e de muitas dúvidas, e acaba sendo um dos fatores mais delicados desta pandemia. Nesta semana, estudos norte-americanos mostraram que jovens apresentam alta carga do coronavírus Sars-Cov-2 e ainda podem transmitir a doença por semanas, mesmo que sejam assintomáticos.

Uma dessas pesquisas foi feita pelo Hospital Nacional Infantil de Washington, apontando que crianças infectadas podem transmitir a doença durante semanas sem sintomas. O estudo foi conduzido pelas especialistas Roberta L. DeBiasi e Meghan Delaney e publicado na revista médica Jama Pediatrics, tendo como base dados de 91 crianças sul-coreanas.

A análise aponta, basicamente, que 22% das crianças não desenvolveram sintomas durante toda a infecção, enquanto 20% começaram assintomáticas e desenvolveram sintomas posteriormente. Por outro lado, 58% tiveram sintomas desde o momento em que testaram positivo para a COVID-19. Vale apontar que um quinto dos pacientes assintomáticos e aproximadamente metade dos pacientes sintomáticos ainda estava transmitindo o vírus três semanas após o início da infecção.

Paralelamente, pesquisadores de Boston colheram amostras de secreção do nariz e da garganta de 49 pacientes com menos de 21 anos de idade e encontraram altas cargas virais nesses pacientes. Para se ter uma ideia, o estudo encontrou muito mais presença do vírus entre eles do que entre adultos sendo tratados em UTI por causa da COVID-19. O estudo em questão foi publicado no início de agosto no periódico científico The Journal of Pediatrics.

Continua após a publicidade

Crianças e COVID-19

A situação da COVID-19 nas crianças e nos adolescentes tem desencadeado uma série de estudos. Na última semana, pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), afiliado a Harvard, e do Mass General Hospital for Children (MGHfC) descobriram que as crianças desempenham um papel maior na difusão do coronavírus na comunidade do que se pensava anteriormente, e que embora as crianças mais novas tenham um número menor do receptor do vírus do que as crianças mais velhas e os adultos, isso não se correlaciona com uma carga viral reduzida, o que significa que são mais contagiosas.

Enquanto isso, um estudo de junho publicado na Nature Medicine descobriu que pessoas com menos de 20 anos têm metade da probabilidade de contrair a doença. O relatório indicou aumento de casos entre crianças, mas também descobriu que essa população representa apenas 9,1% de todos os casos de COVID-19 dos EUA. Embora o risco seja menor, ele não é inexistente: o estudo observou que entre 0,2 e 8,8% dos casos infantis de COVID-19 exigiram hospitalização, e a taxa mais alta de mortes pediátricas foi de 0,6%.

Continua após a publicidade

Fonte: JAMA, Pediatrics, The Harvard Gazette, Scientific American