Publicidade

Correr na esteira não malha só o corpo, mas também o cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Setembro de 2022 às 14h37

Link copiado!

Ryan De Hamer/Unsplash
Ryan De Hamer/Unsplash

Exercícios na esteira podem gerar benefícios à saúde, conforme sugere um artigo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise. Segundo a publicação, essa forma de exercício aeróbico pode melhorar o humor e a função cerebral, além de até ajudar a eliminar a gordura abdominal.

Os benefícios da esteira são físicos e mentais, mas os autores do estudo recomendam variar o estilo do seu treino, pois existem diferentes adaptações e respostas a cada estímulo que se aplica ao corpo. Se você está apenas começando sua jornada de exercícios ou está se recuperando de uma doença ou lesão, os pesquisadores orientam a consultar um médico antes de começar.

Um estudo publicado na Frontiers of Cardiovascular Medicine descobriu que o exercício aeróbico pode até reduzir o risco de doenças cardíacas e crônicas. Aém disso, dentre todas as máquinas de cardio, correr em uma esteira queima mais calorias, conforme um pequeno estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

Continua após a publicidade

Já um estudo realizado por especialistas do Departamento de Cinesiologia da Taylor University constatou que este tipo de exercício aeróbico é um modo de atividade eficaz para a promoção da aptidão cardiorrespiratória e aumento de todo o tamanho muscular do quadríceps.

Uma publicação da Scientific Reports sugere que uma corrida curta de 10 minutos é suficiente para melhorar a função executiva do cérebro: um conjunto complexo de processos que incluem memória, atenção, planejamento, organização e controle de impulsos. A corrida na esteira também foi associada ao aumento do fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal (PFC), a parte do cérebro que desempenha um papel importante nas funções de controle cognitivo.

Fonte: Medicine & Science in Sports & ExerciseFrontiers of Cardiovascular Medicine,  Journal of the American Medical AssociationScientific Reports   via Live Science