Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus | Entenda o que é carga viral e seu risco aos profissionais da saúde

Por| 20 de Abril de 2020 às 21h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Quem diria que 2020 seria um ano tão conturbado, com direito a essa reviravolta que foi o novo coronavírus (causador da COVID-19)? E em meio a tanto caos, os profissionais da saúde demonstram um verdadeiro heroísmo, colocando a própria saúde em risco para salvar a população — o Canaltech inclusive homenageou essa profissão no Dia Mundial da Saúde. 

Apesar do uso de roupas e máscaras protetoras, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão mais sujeitos à infecção do que a maioria das pessoas, por estarem na linha de combate e lidarem diariamente com diversos tipos de vírus. O que acontece, basicamente, é que quando o vírus entra no corpo, invade as células e logo produz réplicas que se acumulam ao longo dos próximos dias, aumentando sua quantidade no organismo do paciente em questão. Isso é chamado de carga viral.

Continua após a publicidade

Mas o que acontece quando essa carga viral fica mais alta? Bem, isso indica que é mais provável que o paciente seja mais contagioso, já que a quantidade de vírus em replicação no seu organismo é alta bastante ativa. Pacientes nesse estágio de infecção precisam ser tratados com todas as medidas de segurança, já que podem, potencialmente, contaminar várias pessoas em um só dia. Inclusive, A OMS aponta que um único paciente de Wuhan, na China, infectou 14 profissionais de saúde. 

Contágio

O SARS-CoV-2, que é o coronavírus causador da COVID-19, se aloja no trato respiratório dos pacientes infectados e, por isso, seu contágio se dá através da eliminação de partículas contaminadas no ar através de tosses ou espirros. Por isso é tão importante o uso da máscara e da constante higienização das mãos — uma vez que o vírus, além de sobreviver no ar por alguns minutos, também pode se alojar em diversas superfícies, como a palma da mão ou objetos, e "sobreviver" ali por alguns dias.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC