Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus ataca tecido adiposo e pode infectar gravemente quem tem obesidade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Dezembro de 2021 às 09h50

Link copiado!

kjpargeter/Freepik
kjpargeter/Freepik

Pesquisadores do UT Southwestern Medical Center (EUA) descobriram que o coronavírus ataca diretamente as células de gordura que formam o tecido adiposo, o que pode ser considerado como uma das razões que levam a covid-19 a ser mais grave em pessoas com obesidade.

Os cientistas usaram amostras do tecido adiposo de pacientes que realizaram cirurgia bariátrica para entender se poderiam ser infectados com o SARS-CoV-2 e como as células responderiam à infecção. A pesquisa, que ainda não foi revisada por pares, sugere que as descobertas podem contribuir para novos tratamentos para covid-19 tendo como principal foco as células de gordura.

O grupo aponta que as próprias células de gordura podem ser infectadas, sem uma resposta inflamatória considerável, enquanto macrófagos (células imunológicas que circulam no sangue) apresentam uma resposta inflamatória robusta. A equipe também obteve tecido adiposo de corpos de pacientes que morreram de covid-19 e descobriu a presença do coronavírus na gordura ao redor de vários órgãos.

Continua após a publicidade

O projeto sugere que o coronavírus é capaz de escapar das defesas imunológicas da gordura corporal, que não conseguem combatê-lo com eficácia. A equipe conclui, ainda, que as vacinas e os tratamentos para covid-19 podem precisar levar em consideração o peso de um paciente.

"Demonstramos que o tecido adiposo é permissivo à infecção por SARS-CoV-2 e que essa infecção provoca uma resposta inflamatória, incluindo a secreção de mediadores inflamatórios conhecidos de covid-19 grave", conclui o estudo.

Fonte: BioRxiv