Contra coronavírus: detentos de SP produzirão máscaras e BO online recebe update

Por Fidel Forato | 24 de Março de 2020 às 15h22
Agência Brasil

Em coletiva de imprensa, feita via live nas redes sociais, o governador do Estado de São Paulo João Dória anunciou uma série de medidas que passarão a valer nos próximos dias para conter o aumento de casos do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Entre as medidas estão desde a produção de novos equipamentos até isenção de pagamentos de conta de luz para determinados grupos.

Governador João Dória anuncia medidas para conter o novo coronavírus (Foto: Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo)

Ainda na abertura do "encontro", o governador exibiu o resultado negativo de seu exame para a COVID-19, feito ontem (23), após o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Davi Uip, ter sido diagnosticado com o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Em sua fala, Dória anuncia: "Os presos do sistema penitenciário de São Paulo vão produzir 320 mil máscaras de proteção contra o coronavírus. A previsão é que sejam produzidas 26 mil peças/dia nas fábricas adaptadas. Os itens serão vendidos por R$ 0,80 a unidade, viabilizando sua aquisição para quem mais precisa".

Para isso, a previsão é de que sejam produzidas cerca de 26 mil peças por dia nas fábricas adaptadas para a produção das máscaras. No projeto, 200 unidades do sistema prisional de diferentes regiões do Estado, incluindo penitenciárias masculinas e femininas, irão trabalhar na confecção dos materiais descartáveis.

Além disso, o governador afirmou ter solicitado à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a isenção do pagamento das contas de luz para a população mais pobre do estado de São Paulo. Dória também destaca: "Solicitamos também a não realização de cortes durante o período da pandemia. A Aneel deve deliberar sobre o assunto hoje à tarde e divulgaremos a decisão".

BO online

Entre as medidas para conter a população e diminuir o contágio do novo coronavírus, a partir desta quarta-feira (25), ocorre uma ampliação nos serviços da Delegacia Eletrônica. Agora, será possível registrar pela internet um número maior de ocorrências policiais (BO), que antes só eram feitas presencialmente.

Passam a valer o BO online, por exemplo, para os seguintes crimes de ameaça, estelionato, roubo ou furto a estabelecimento comercial ou residência e crimes contra o consumidor.

A exceção para a nova medidas são as ocorrências que dependem da coleta imediata de prova — como o exame de corpo de delito. Todas as outras poderão ser notificadas virtualmente. “O sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo registrará pela internet a quase totalidade das ocorrências policiais. A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de provas, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica”, disse Doria.

Independente das atualizações do sistema virtual da Delegacia Eletrônica, as delegacias presenciais seguem em funcionamento. Nesse momento, a recomendação da Polícia Civil de SP é a utilização do modelo eletrônico, isso até mesmo para que se evite aglomerações.

Situação do novo coronavírus

Vale lembrar que, partir de hoje, o governo do estado de São Paulo determina quarentena em toda sua jurisdição, exceto para serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança. Inicialmente, essa medida é válida por 15 dias e espera reduzir aglomeração e, dessa forma, a disseminação do novo coronavírus. Até o momento, no estado aconteceram 20 óbitos pela COVID-19 e 745 casos foram confirmados para o novo coronavírus.

Quanto a dúvidas dos presentes, principalmente sobre o toque de recolher, Dória afirma que não irá implementar a medida, pelo menos no momento, pois o estado conta com o bom-senso da população. Além disso, ideias como isenção de tributos para empresários e planos de renda mínima só serão cogitados após reunião amanhã, no primeiro horário, com o presidente Jair Bolsonaro.

Fonte: Estado de São Paulo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.