Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Consumir muito sal pode afetar o cérebro; veja o que diz a ciência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Novembro de 2021 às 15h50

Link copiado!

DanielVincek/envato
DanielVincek/envato

Já sabemos o que acontece com o organismo quando ingerimos muito sal, mas um estudo da Georgia State University (EUA) revela o impacto causado especificamente no cérebro. Para isso, os pesquisadores analisaram como o hipotálamo (a região do cérebro que coordena grande parte das funções endócrinas) mudou em resposta à ingestão de sal.

O estudo, publicado na revista científica Cell Reports, menciona que o corpo precisa controlar os níveis de sódio com muita precisão, e por isso conta com células específicas que detectam a quantidade de sal no sangue. Basicamente, quando se ingere comida salgada, o cérebro percebe e ativa uma série de mecanismos compensatórios para reduzir os níveis de sódio.

Segundo o artigo, o corpo faz isso, em parte, ativando os neurônios que desencadeiem a liberação de vasopressina, um hormônio antidiurético que desempenha um papel fundamental na manutenção da concentração adequada de sal. No entanto, o grupo descobriu uma diminuição no fluxo sanguíneo à medida que os neurônios são ativados no hipotálamo.

Continua após a publicidade

A pesquisa descreve que no córtex, normalmente, as respostas vasculares aos estímulos são muito localizadas e a dilatação ocorre rapidamente. No entanto, no hipotálamo, a resposta ocorreu lentamente, por um longo período. O estudo conclui que a ingestão de uma grande quantidade de sal leva a danos nos tecidos do cérebro por causar vasoconstricção: o fluxo sanguíneo reduz, consequentemente diminuindo a oxigenação do órgão.

Fonte: Cell Reports