SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Conjuntivite é possível sintoma da covid-19 em crianças

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Abril de 2023 às 11h21

Link copiado!

Maria_Sbytova/Envato
Maria_Sbytova/Envato

O surgimento e a disseminação da nova cepa XBB.1.16, descendente da variante Ômicron, tem provocado uma nova alta de casos em crianças na Índia. Conhecida como Arcturo, a nova cepa da covid-19 provoca um sintoma incomum: a conjuntivite.

No momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já monitora a disseminação da XBB.1.16 da covid-19. No final de março, Maria Van Kerkhove, epidemiologista da OMS, afirmou que a cepa está concentrada na Índia, sendo pouco comum em outros países.

A cientista da OMS também explicou que a nova cepa carrega uma conhecida mutação na proteína Spike (S), presente na membrana celular, responsável por aumentar a sua capacidade de transmissão. Só que, naquele momento, “não vimos uma mudança na gravidade [da doença] em indivíduos”, pontua.

Continua após a publicidade

Conjuntivite é possível sintoma da covid-19 em crianças

No momento, as autoridades de saúde da Índia enfrentam um novo surto da covid-19 que afeta, em especial, crianças com menos de 12 anos. A infecção também pode acometer bebês. Segundo o jornal The Times of India, a maioria dos pacientes desenvolvem casos leves, mas há um risco aumentado para crianças com comorbidades. Independente do status de saúde, a vacinação é a melhor forma de prevenir a doença.

Diferentemente dos outros surtos, os médicos locais têm identificado um tipo de conjuntivite não purulenta (sem pus) e coceira persistente nos olhos como possível sintoma da covid-19, aponta Vipin M. Vashishtha, pediatra no distrito de Bijnor e membro da Rede de Segurança de Vacinas da OMS.

Continua após a publicidade

"Existem alguns casos de vermelhidão nos olhos com infecção viral, que são mais comuns com adenovírus, mas também pode representar casos da covid-19", afirma P. S. Narang, médico e diretor da ala de pediatria do Max Super Specialty Hospital.

Sintomas da covid-19 em crianças

Dessa forma, os principais sintomas da nova onda da covid-19 na Índia são:

  • Febre alta;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite e irritação dos olhos.
Continua após a publicidade

Conjuntivite já era conhecida como sintoma incomum da doença

Embora a conjuntivite nunca tenha sido um sintoma popular da covid-19, esta não é a primeira vez que a condição é considerada. Ainda em 2021, um relato de caso aponta para o problema dos olhos como o único marcador da doença em um jovem de 20 anos saudável. O artigo foi publicado por pesquisadores da Arábia Saudita e Jordânia. Além dela, outras pesquisas do tipo, mesmo incomuns, já relataram o quadro ao longo dos mais de três anos desde a descoberta do vírus.

Fonte: Times of IndiaOMS e Qatar Medical Journal