Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Compostos de cannabis podem prevenir covid-19, aponta estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Janeiro de 2022 às 12h40

Link copiado!

ckstockphoto/envato
ckstockphoto/envato

Segundo um estudo publicado na última segunda-feira (10) na revista científica Journal of Natural Products, compostos de cannabis podem bloquear o SARS-CoV-2, prevenindo assim a covid-19. O segredo está em dois ácidos canabinoides que podem ser encontrados no cânhamo (planta da espécie Cannabis sativa).

Esses ácidos (o canabigerólico, CBGA, e o canabidiólico, CBDA) podem se ligar à proteína spike, que é essencial para que o coronavírus invada as células, e então bloquear a replicação do vírus. "Com um longo histórico de uso humano seguro, esses canabinoides, isolados ou em extratos de cânhamo, têm o potencial de prevenir e tratar a infecção por SARS-CoV-2”, diz o estudo.

Continua após a publicidade

Segundo a pesquisa, os canabinoides apresentaram "pouco ou nenhum efeito colateral", mas vale apontar que o CBGA e o CBDA não têm nada a ver com o conhecido efeito psicoativo da cannabis, que se deve ao THC (tetrahidrocanabinol). "Esses ácidos canabinoides são abundantes em muitos extratos de cânhamo, e não são substâncias controladas, como o THC", afirma Richard van Breemen, principal autor do artigo.

Os pesquisadores também notaram que os compostos bloquearam a ação de variantes do coronavírus, como a Alfa (B.1.1.7) e a Beta (B.1.351), e agora a ideia é testar os efeitos nas variantes Delta e Ômicron. "Como complemento às vacinas, os agentes terapêuticos de pequenas moléculas podem ser necessários para tratar ou prevenir a covid-19", ressaltam os cientistas por trás da pesquisa.

Fonte: Journal of Natural Products, Oregon State University