Como acompanhar a campanha de vacinação contra a COVID-19 pelo celular

Por Felipe Freitas | 21 de Janeiro de 2021 às 18h20
André Magalhães/Canaltech

Conecte SUS (Android | iOS) é um aplicativo que foi desenvolvido pelo Governo do Brasil a fim de facilitar o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Na atualização mais recente do aplicativo, usuários agora podem acompanhar o andamento da aplicação das doses da vacina contra Covid-19. 

Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS para ser uma ferramenta auxiliar durante a trajetória da campanha de vacinação no país. Lembrando que o uso do aplicativo não é obrigatório. 

A principal proposta do aplicativo é a seguinte: quem receber a vacina, vai ter a dose registrada no sistema do Conecte SUS em seu smartphone. Assim, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada. A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também vão saber o dia exato de aplicação da segunda dose. Esse mapeamento busca evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

Através do app, também é possível agendar serviços de saúde, descobrir hospitais e unidades próximas, consultar seu número de cartão do SUS e compartilhá-lo por QR Code, além de mostrar um controle sobre dados de tratamentos e medicamentos. 

O cadastro da plataforma é simples e pode ser realizado com o login do site gov.br, que reúne um cadastro único para diferentes serviços do Governo Federal, como o INSS e a Carteira de Trabalho Digital.

Ao acessar o aplicativo Conecte SUS, você pode acompanhar a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais acompanhem o processo de imunização no país. 

Além disso, o aplicativo também notifica o usuário se a etapa de campanha atual é autorizada para que este receba a dose da vacina contra Covid-19. Em nossa matéria saiba como acessar o aplicativo e acompanhar a campanha de vacinação.

Como acompanhar a campanha de vacinação contra a Covid-19 pelo celular

Passo 1: na página inicial do Conecte SUS, toque em "Entrar" para acessar a página de login;

Toque em "Entrar" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas) 

Passo 2: em seguida, insira seu CPF e senha para acessar o cadastro da plataforma gov.br;

Insira seu CPF e senha cadastrados no site gov.br - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: feito isso, será necessário autorizar que o aplicativo acesse algumas informações cadastrais, após ler atentamente a notificação, toque em "Autorizar" para prosseguir;

Em seguida, toque em "Autorizar" para prosseguir - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas) 

Passo 4: por fim, você poderá acompanhar o processo da aplicação das doses da vacina contra a Covid-19. O aplicativo notificará os usuários, quando estes estiverem autorizados a receber a primeira dose da vacina.

Então você poderá acompanhar sua situação durante a aplicação das doses da vacina - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Pronto! Agora você sabe como acompanhar a campanha de imunização contra a Covid-19.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.