Publicidade

Saiba como ajudar instituições de saúde a receber EPIs em meio à pandemia

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash
Unsplash

Com o número de casos do novo coronavírus batendo recorde atrás de recorde no Brasil, a demanda por EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) está cada vez mais alta entre médicos, enfermeiros e demais profissionais da área de saúde. Um levantamento feito pela Associação Médica Brasileira (AMB) mostra que há, pelo menos, 91 locais no país que não possuem materiais suficientes para o combate à COVID-19.

Segundo o estudo, máscaras tipo N95 ou PFF2 são os equipamentos que mais faltam, sendo mencionadas em 86% das 3.476 denúncias recolhidas até a última sexta-feira (8). Os registros também mostram que óculos ou Face Shield (68%), capote impermeável (65%), gorros (43%), álcool em gel 70% (34%) e luvas (25%) também estão em falta.

Pensando em suprir a alta demanda, uma plataforma online que permite facilitar o encontro de quem procura e quem oferece EPIs foi criada por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Microsoft e a Radix. Intitulada EPIMatch, a plataforma pretende dar apoio a hospitais e organizações de saúde, que poderão obter itens essenciais de proteção direto dos fornecedores de uma maneira mais fácil e simplificada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona

Para acessar a plataforma, é preciso fazer um cadastro como Demandante ou Ofertante de EPIs no site EPIMatch. O cadastro é gratuito e pode ser realizado por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Assim que o acesso ao serviço é realizado, é possível pesquisar onde há oferta ou demanda de equipamentos e quais tipos de EPIs estão cadastrados para compra, ou venda. A disponibilidade pode ser identificada por região do país. A partir da localização da oferta ou da demanda, as partes entram em contato e iniciam a negociação.

O que é um EPI?

EPI é a sigla usada para Equipamento de Proteção Individual, ou seja, todos os acessórios ou instrumentos de uso individual que tenham o objetivo de proteger as pessoas dos riscos de afetar a saúde, ou até a própria vida.

Em algumas empresas, os funcionários são obrigados a usar EPIs fornecidos pela própria companhia, como óculos de proteção, abafadores de som, capacetes, cinto de segurança entre outros produtos. Geralmente, são utilizados para proteger visão, audição, respiração e certas partes do corpo, mas vale lembrar que o uso de cada um depende da função exercida por cada pessoa.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o uso de EPIs como máscaras, luvas de silicone e álcool em gel está em alta entre a população mundial, para além dos profissionais que sempre tiveram de usar esses equipamentos em suas jornadas.