Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como a saúde mental dos jovens pode indicar risco de Alzheimer no futuro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Fevereiro de 2022 às 12h40

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Pesquisadores descobriram que a prevenção e o tratamento de transtornos mentais em jovens podem reduzir o risco de demência quando forem idosos. É como se o tratamento adequado de alguns transtornos, como depressão, pudessem mitigar a possibilidade de um indivíduo desenvolver Alzheimer — o tipo mais comum de demência, segundo a Organização mundial da Saúde (OMS).

Publicado na revista científica JAMA Psychiatry, o estudo que investiga fatores que aumentam o risco de demência na velhice foi desenvolvido por uma equipe internacional de pesquisadores, como os membros da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e os da Universidade de Oslo, na Noruega.

Continua após a publicidade

"Neste estudo, os transtornos mentais foram associados ao aparecimento de demência na população. Cuidar dos transtornos mentais no início da vida também pode melhorar as condições neurodegenerativas e prolongar a qualidade de vida na velhice", afirmam os autores sobre as descobertas. "Associações foram observadas em diferentes transtornos mentais, sugerindo que prevenir qualquer transtorno no início da vida pode beneficiar a saúde cognitiva na vida adulta", completam.

Vale detalhar que depressão, esquizofrenia, estresse pós-traumático, ansiedade e transtorno bipolar são alguns dos principais exemplos de transtornos mentais.

Relação entre transtornos mentais e a demência

No início do estudo, foram incluídos 1,7 milhão de neozelandeses que tinham entre 21 e 60 anos. Estes voluntários foram acompanhados por três décadas (de 1988 até 2018). A ideia era identificar se pessoas com transtornos mentais apresentavam algum risco aumentado para a demência no futuro.

Continua após a publicidade

Para Leah Richmond Rakerd, pesquisadora da Universidade de Michigan, a maioria das pesquisas e tratamentos, na área da geriatria, foca nas questões físicas, deixando de lado a saúde mental dessas pessoas durante a vida. No entanto, a abordagem deve ser multidisciplinar, englobando todos os aspectos da saúde de um indivíduo, incluindo a saúde da mente.

O que descobriram sobre os riscos?

Curiosamente, os cientistas descobriram que os transtornos mentais estavam mais fortemente associados à demência do que às doenças físicas crônicas. Inclusive, os indicativos eram os mesmos para mulheres e homens.

Além disso, a associação entre transtornos mentais e demência não foi explicada por nenhuma doença física crônica preexistente ou alguma privação socioeconômica. Para a equipe de cientistas, este é um indicador de que a causa pode, de fato, ser o histórico de saúde mental do indivíduo.

Continua após a publicidade

Apenas sinais de alerta

No entanto, Rakerd lembra que os transtornos mentais são apenas sinais de alerta precoce para demência. "Problemas de saúde mental não são uma 'sentença de prisão perpétua' que sempre resulta em demência", explica.

Por exemplo, pessoas com algum desses transtornos devem seguir o tratamento adequado. Além disso, é importante que sejam incentivados a adotarem atividades físicas no dia a dia. Esta é, até agora, é uma maneira promissora de ajudar a prevenir ou retardar o risco de demência, segundo os pesquisadores.

Fonte: JAMA Psychiatry e Universidade de Michigan