Publicidade

Como a pandemia te fez mudar sem você perceber

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Outubro de 2022 às 11h04

Link copiado!

shiwork/envato
shiwork/envato

Um relatório publicado pelo WebMD na última quinta-feira (27) sugeriu que a pandemia de covid-19 foi responsável por mudar diversos hábitos das pessoas. Para se ter uma noção, o último estudo desse assunto sugere que nossas próprias personalidades mudaram.

Pesquisadores da Florida State University compararam dados pré-pandemia versus posteriores e encontraram declínios na extroversão e na consciência da população. “Ter uma pandemia mundial foi um estressor que afetou a todos de alguma forma. Não houve um evento como esse nos tempos modernos, na psicologia moderna, que pudéssemos ver que interrompeu toda a sociedade", refletem os especialistas.

Os desastres naturais são perturbadores e estressantes, mas tendem a não afetar toda a população. Também não duram tanto. “É difícil ter passado por essa experiência e não ter mudado de alguma forma", dissertam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

Mas nem só de mudanças psicológicas consiste a pandemia. Um dos EUA descobriu que a pressão arterial sistólica (o número mais alto na medição da pressão arterial) aumentou de abril de 2020 a dezembro de 2020, enquanto a pressão diastólica (o número mais baixo) também subiu.

A teoria dos pesquisadores é que o estresse ativa o sistema nervoso simpático, elevando a pressão arterial, além de inspirar comportamentos não saudáveis, como comer junk food, beber álcool e dormir menos. Mesmo um pequeno aumento na pressão arterial pode aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame.

Enquanto isso, pesquisadores do Massachusetts General Hospital descobriram que as necessidades de espaço aumentaram em 45%. Ou seja: as pessoas não estão querendo ficar tão próximas, hábito visivelmente desencadeado pela necessidade de distanciamento social, propagada pela pandemia.

Continua após a publicidade

Outro alerta é que, embora a população tenha ficado mais atenta sobre a questão dos germes, podemos ter repelido muitos deles, o que significa que seu microbioma pode ter sido atingido. Mais estudos são necessários para entender melhor os impactos físicos e psicológicos da pandemia, mas já podemos ter um vislumbre de mudanças que aconteceram.

Fonte: webMD