Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com quantos anos as pessoas costumam ter depressão pela primeira vez?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Abril de 2022 às 10h50

Link copiado!

Kat Smith/Pexels
Kat Smith/Pexels

Um relatório publicado no último dia 7 no Our World in Data buscou entender com quantos anos as pessoas costumam ter depressão pela primeira vez. Segundo a equipe por trás da análise, há várias maneiras de medir: uma delas é descobrir quando surgem os primeiros sintomas, e a outra é descobrir com que idade as pessoas foram diagnosticadas pela primeira vez com a doença.

Por meio de uma meta-análise (ou seja, a combinação minuciosa de dados obtidos em diversos estudos publicados anteriormente), os cientistas perceberam que, em média, as pessoas experimentaram os sintomas de depressão cinco anos antes do diagnóstico.

Assim, a média calculada com base nos sintomas é de 26 anos. Já quando a técnica envolve medir com base no diagnóstico, a idade média é de 31 anos. Os dados também mostraram uma ampla gama de sintomas e diagnóstico, com direito a informações de pacientes que não apresentaram sintomas antes dos 34 anos, ou que não foi diagnosticados antes dos 46.

Continua após a publicidade

Diagnósticos de depressão têm sido mais precoces

No entanto, o relatório ressalta que muitos países trazem diagnósticos de depressão e transtorno bipolar mais cedo do que no passado. Em 1996, a idade do diagnóstico variou muito: o público jovem, adulto e idoso teve uma chance semelhante de ser diagnosticado com a depressão pela primeira vez. Já em 2016, as pessoas foram diagnosticadas muito mais cedo — no início da idade adulta.

A teoria dos especialistas em torno das mudanças nessa distribuição etária é que as pessoas se tornaram mais dispostas a buscar tratamento para problemas de saúde mental e há mais diretrizes sobre como diagnosticar doenças em crianças e adolescentes do que no passado, levando esse público a ser mais propenso a um diagnóstico logo durante o primeiro episódio de depressão.

Continua após a publicidade

Fonte: Our World in Data