Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Colírio aprovado nos EUA corrige presbiopia temporariamente

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Dezembro de 2021 às 16h40

Link copiado!

 LightFieldStudios/envato
LightFieldStudios/envato

Com o passar da idade, algumas pessoas acabam contraindo presbiopia, que é basicamente uma visão embaçada: não se percebe mais com nitidez os objetos próximos. Um colírio aprovado recentemente pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA promete curar esse problema temporariamente, deixando a visão nítida por até seis horas. No último dia 9, o medicamento entrou oficialmente para as prateleiras das farmácias norte-americanas.

O colírio conta com um ingrediente chamado pilocarpina, que faz a pupila contrair e reduz a pressão intraocular. A ideia da farmacêutica AbbVie, responsável pelo medicamento, é aumentar a qualidade de vida dos 128 milhões de estadunienses afetados pela presbiopia.

A aprovação da FDA tem como base dois estudos científicos que testaram a eficácia e a segurança do colírio em 750 participantes de 40 a 55 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro usou o colírio e o segundo usou um placebo. Depois de um mês, os pesquisadores compararam os relatos e constataram que quem utilizou o colírio teve uma visão mais nítida, sem efeitos colaterais.

Continua após a publicidade

O que é presbiopia?

A presbiopia não é grave e afeta principalmente pessoas de 40 a 45 anos. Apesar de não causar perda de visão, a presbiopia exige atenção por uma questão de qualidade de vida, conforme explicam os especialistas. A doença apresenta alguns sintomas, como:

  • Dificuldade em focalizar objetos que estão próximos
  • Dores de cabeça persistentes
  • Olhos vermelhos
  • Olhos ressecados
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
Continua após a publicidade

Para diagnosticar e lidar com a presbiopia, é indispensável procurar um oftalmologista. O tratamento vai de lentes de descanso até a cirurgia corretiva.

Fonte: Abbvie News Center, Hospital de Olhos de São Paulo