Cirurgiões substituem osso mandibular de paciente por prótese impressa em 3D

Por Nathan Vieira | Editado por Wallace Moté | 16 de Maio de 2021 às 16h00
Bofu Shaw/Unsplash

A impressão 3D vem trazendo um grande auxílio para a medicina. E dessa vez, foi o Hospital Universitário (HU) da USP que contou com essa aliada. Acontece que os profissionais, alunos e residentes da Divisão de Odontologia do hospital conseguiram adaptar placas de reconstrução e fixação mandibular para um procedimento chamado mandibulectomia (que consiste na remoção de parte ou todo o osso mandibular).

Os professores envolvidos contam ao Jornal da USP que a cirurgia bucomaxilofacial utiliza placas de titânio para a fixação dos fragmentos ósseos em casos de fraturas, remoção ou reposicionamento. Essas placas devem ser contornadas e adaptadas às diferentes posições ósseas para a obtenção dos resultados desejados.

Além da impressão de próteses utilizadas em pacientes, os protótipos auxiliam no planejamento de todas as etapas da cirurgia em ambiente virtual. A impressão permite realizar o procedimento antes mesmo de sua execução no ser humano, basicamente, o que resulta no ganho de tempo no ato cirúrgico e em mais previsibilidade na execução.

Hospital da USP promove cirurgia no queixo por meio de impressão 3D (Imagem: Reprodução/Jornal da USP)

Caso clínico

O paciente que passou pela mandibulectomia apresentava um tumor ósseo benigno, porém bastante invasivo. A equipe diagnosticou o tumor e o procedimento de escolha foi a remoção cirúrgica da porção óssea comprometida, para então ser substituída pela prótese impressa em 3D.

Esse paciente foi o segundo a ser beneficiado com o uso da impressora. O primeiro caso, que foi de mandibulectomia parcial, sem reconstrução por enxerto, também teve a adaptação da placa em protótipo 3D. Vale apontar que a impressão foi feita por meio de uma impressora 3D ANYCUBIC I3 MEGA.

Fonte: Jornal da USP

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.