Publicidade

Cientistas estudam covid em animais para entender surgimento de variantes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Dezembro de 2021 às 19h09

Link copiado!

 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Em meio à pandemia, uma preocupação que ainda impacta os especialistas é o surgimento de novas variantes, e quando os animais pegam covid-19 de humanos, podem surgir justamente novas cepas do SARS-CoV-2.

Para entender melhor os detalhes das mutações, pesquisadores do College of Veterinary Medicine and Biomedical Sciences (EUA) fizeram uma análise da presença da covid-19 em animais como gatos, cães, furões e hamsters. Os resultados foram publicados no último mês de novembro na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

O estudo usou uma técnica de sequenciamento — que permite identificar a sequência de nucleotídeos de uma molécula — para observar como ocorre a evolução do vírus nessas espécies. Para colocá-lo em prática, o grupo pegou uma célula humana infectada com SARS-CoV-2 e expôs as quatro espécies ao vírus.

Continua após a publicidade

Com isso, os pesquisadores descobriram diferentes mutações no vírus em animais, e se depararam com as cepas alfa, beta e delta. O estudo também expôs o vírus de um gato a outro, e descobriu que essa infecção pode levar ao surgimento de uma nova cepa dentro da espécie.

O estudo se concentrou mais profundamente nos gatos, porque eles mostraram maior suscetibilidade ao transbordamento (quando um vírus que acomete animais sofre mutação e passa a infectar humanos). O artigo ressalta que, por enquanto, não há evidências de transmissão de gatos para humanos, mas os gatos continuam a ser suscetíveis a todas as variantes do coronavírus.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences